Presidente da APorEP faz balanço positivo das Jornadas Internacionais de Protocolo

Entrevista

22-11-2024

# tags: Protocolo , Desporto , Eventos , APOREP

As Jornadas Internacionais de Protocolo juntaram uma grande diversidade de participantes e oradores.

As Jornadas Internacionais de Protocolo, realizadas esta quarta-feira em Lisboa, juntaram uma grande diversidade de participantes e oradores numa edição de sucesso, de acordo com a presidente da APoREP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.

“Conseguimos mais uma vez reunir pessoas muito diversas, de proveniências bastante diferentes, quer a nível dos participantes quer a nível dos oradores”, começou por dizer Isabel Névoa Tavares em declarações à Event Point.

A XIX edição das Jornadas Internacionais de Protocolo realizou-se esta quarta-feira, dia 20 de Novembro, no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, sob o tema “Protocolo: linguagens de entendimento e poder”.

O auditório encheu-se de participantes de diversas áreas, incluindo representantes de Câmaras Municipais, de entidades ligadas ao desporto, de organismos públicos, empresas privadas, professores e estudantes, entre outros.

Os oradores, quer do sector público quer do privado, “falaram-nos dos seus desafios, do que fazem e de como resolvem as situações”, resumiu Isabel Névoa Tavares. “Pedimos que apresentassem casos práticos, que contassem pequenos incidentes, percalços que acontecem e as respetivas soluções”.

A título de exemplo, a presidente da APoREP destacou um episódio da Câmara Municipal de Almada, que foi surpreendida por um onda de calor no dia de um grande evento “para milhares de pessoas”, e resolveu a situação com toldos e outras soluções.

A importância da comunicação foi outras das temáticas abordadas nas Jornadas, incluindo uma apresentação de Marina Fernández, diretora de Comunicação e Relações Públicas da Escola Internacional de Protocolo de Espanha.

Marina Fernández, de acordo com Isabel Névoa Tavares, “falou do protocolo para a convivência, trazendo casos conhecidos da comunicação social, mas analisados do ponto de vista da comunicação”, destacando “o que resulta e não resulta, aquilo que devemos ter atenção, os pequenos pormenores que podem fazer toda a diferença”.

As Jornadas contaram com uma mesa redonda sobre “Protocolo no Desporto” e, coincidentemente, o desporto foi um tema de que vários oradores falaram, sobretudo o futebol, “por ser considerado um desporto agregador, que traz boa comunicação para as instituições e empresas”, de acordo com Isabel Névoa Tavares.

Os desafios dos eventos desportivos foram o tema de uma das últimas sessões das Jornadas, protagonizada por Pedro Rodrigues, da empresa de organização de eventos Desafio Global.

Em paralelo, as Jornadas contaram ainda com um workshop de “Comunicação Estratégica e Sustentável em Ambiente Intergeracional”, que, de acordo com a presidente da APoREP, “foi um êxito” de tal ordem que as inscrições esgotaram e está a planear repetir.

Ao fazer um balanço da atividade da associação este ano, Isabel Névoa Tavares destacou que a revisão dos estatutos, com algumas alterações obrigatórias, “ocupou uma grande parte do ano”.

“Tínhamos que mudar de sede, alargar o âmbito em que trabalhávamos, porque estávamos muito restritos ao protocolo do Estado e ao protocolo empresarial”, exemplificou a presidente da APoREP. “Era necessário fazer e isso ocupou-nos uma grande parte do ano”, concluiu.



Luís Canto