Ativações EDP: energia positiva nos festivais de música

21-04-2021

# tags: Marcas , Prémios , Eventex Awards , Agências , Caso de Estudo , Ativação de Marca , Festivais , Eventos , Desafio Global

Com assinatura da Desafio Global, o conjunto das ativações é finalista nos Eventex Awards.

Há mais de uma década que a EDP leva a sua energia a eventos musicais. O ano de 2019 não foi exceção e, com vista a fortalecer a sua relação com o público, a marca promoveu várias ativações em diversos festivais de música em Portugal. O conjunto dessas ações, que conta com a assinatura da Desafio Global, não passou despercebido e faz parte do lote de finalistas dos Eventex Awards, na categoria Brand Activation.

Para continuar a reforçar o posicionamento da marca nesta área, a EDP quis criar experiências únicas para os festivaleiros. Para tal, serviu-se da criação de estruturas inovadoras para serem usadas em eventos e com duas versões disponíveis: três camiões juntos, a perfazer um espaço útil de 700 metros quadrados (como foi usado no Nos Alive), ou dois camiões, a perfazer 300 metros quadrados (Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste e EDP Vilar de Mouros). No EDPCoolJazz, a ação foi adaptada ao público e ao evento, pelo que a ativação central foi um carrossel.

 

eventpoint eventos events ativacao marca brand brandactivation festival

 

Tal como o conceito que foi utilizado para comunicar a marca – “Let’s Go” –, também as ativações dentro do camião EDP foram dinâmicas e de uma energia contagiante: máquinas de jogo a extrair energia, personalização de capas de telemóveis, sacos e chaveiros, glitter biodegradável e tatuagens, merchandising útil e reutilizável, e ainda um confetti shower. No recinto, as ativações incluíam baloiços e bancos, caixotes de lixo personalizados pelos alunos do IADE e mochilas “Let’s Go” para carregar os telemóveis.

As questões da responsabilidade social não foram esquecidas pela EDP, que realizou várias iniciativas: no palco EDP Fado Café (Nos Alive), a energia dos aplausos foi medida e convertida num ano de energia doado para a Obra do Padre Gregório; no EDPCoolJazz, foi realizado um concerto solidário, cujo valor das receitas se materializou na compra de uma carrinha para a CERCICA Cascais; em Vilar de Mouros, foram oferecidos instrumentos à Sociedade Musical Banda Lanhelense, que atuou na abertura do evento.

 

eventpoint eventos events ativacao marca brand brandactivation festival

 

As questões ambientais são também uma contínua preocupação. Uma das ações da EDO consistiu em levar ao Super Bock Super Rock e ao Meo Sudoeste o Eletric Car Camping, combinando soluções de mobilidade elétrica e de energia solar com uma experiência de campismo única. Para compensar a sua pegada ecológica, a EDP financia um projeto que permite a fixação anual de CO2 e investe em projetos de sequestro de carbono em Portugal.

Com todas estas ações, e segundo dados da Cision e Brandscore, foram impactadas cerca de 338 mil pessoas, tendo contactado diretamente com a marca cerca de 60 mil pessoas. As ações resultaram em 2.844 notícias nos media, em 309 mil interações online e em 3.590 publicações nas redes sociais. No final, o posicionamento da empresa na área da música foi fortalecido. Com este apoio aos festivais de música, a EDP ficou retida na memória como uma marca dinâmica, moderna e digital.

 

 

Ficha técnica

Evento: Brand Activation at Music Festivals

Cliente: EDP – Energias de Portugal

Agência Organizadora: Desafio Global

Locais e datas: Lisboa, Cascais, Meco, Zambujeira do Mar e Vilar de Mouros, de 11 de junho a 24 de agosto

Público-alvo: Público dos festivais de música