Governo diz que promotores têm o dever de recomendar testes

16-06-2021

Os promotores de eventos devem recomendar a testagem e devem também impedir a entrada a quem não realizar o teste.

A ideia foi deixada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que falou hoje aos jornalistas a propósito da norma da Direção-Geral da Saúde, avança a agência Lusa.

“Há aqui uma forte recomendação e há aqui um dever por parte dos agentes promotores para que se possa testar toda a gente que vá a um evento. Portanto, as pessoas quando vão a um evento têm de ser testadas e o promotor com certeza que deve impedir a pessoa de participar no evento se não estiver testada”, referiu António Lacerda Sales aos jornalistas.

De acordo com a Lusa, o governante considera “muito importante que as pessoas se testem antes dos eventos”, por serem “grandes aglomerações de pessoas, com lotações bem definidas na norma, com 500 pessoas em ambiente interno e as 1.000 em ambiente exterior”, como foi recomendado pela Direção-Geral da Saúde, que “é a quem compete normatizar” para a realização de testes em eventos e nas empresas.

Sobre quem assume os custos da testagem, António Lacerda Sales não deu uma resposta direta, referindo que é para ir “adaptando gradualmente” a situação.

 

Imagem de abertura: Meet@AlticeArena 2019