ICCA: a pandemia e o forte impacto na meetings industry em 2020
31-05-2021
A ICCA – International Congress and Convention Association reinventou o seu relatório estatístico anual relativo aos eventos associativos e, num ano atípico, mostra uma representação mais precisa do impacto da pandemia no setor.
O relatório da ICCA tem como base reuniões de associações planeadas e realizadas em 2020. Tendo em conta os desafios na recolha dos dados (vários sites de eventos foram colocados offline ou atualizados com novas datas, inúmeros venues e hotéis estavam fechados, por exemplo), foram identificadas 8.409 reuniões realizadas ou planeadas para 2020. A saber que, no relatório do ano passado, o número de eventos únicos foi 13.252.
E, dos 8.409 eventos associativos do ano passado, a maioria (44%) foi adiada, enquanto 30% passaram a virtuais, 14% foram cancelados, 9% não foram afetados, 2% passaram a híbridos e 1% foram realocados. Frisa a ICCA que, embora adiados, a maioria dos eventos permaneceu leal ao seu destino original. A associação acrescenta que os eventos virtuais e híbridos ajudaram as associações a atrair audiências maiores em 2020, em comparação com as reuniões presenciais em anos anteriores. O número total de participantes foi de 4 milhões e 570 mil.
Por regiões, a que menos adiou eventos (32%) foi a América do Norte e a que mais teve eventos adiados foi África (50%). A Oceânia foi a que teve mais eventos cancelados (20%). A Ásia foi a região com mais eventos híbridos (5%) e a América do Norte com mais eventos virtuais (39%). O Médio Oriente foi a região que teve mais reuniões que não foram afetadas pela pandemia (19%).
O relatório da ICCA indica que, em 2019, foram realizadas 13.252 reuniões associativas, que representaram ganhos de 10,8 mil milhões de dólares. Em 2020, das 8.409 reuniões planeadas foram realizadas apenas 3.484 – não afetadas (763), virtuais (2.505), realocadas (73) e híbridas (143) –, o que representa, em termos de volume, uma perda estimada de 3,9 mil milhões de dólares. Estima-se que as perdas devido às reuniões canceladas (1.211) são de 988 milhões e de cerca de três mil milhões de dólares devido às reuniões adiadas (3.714). Refere a ICCA que a análise do impacto económico da Covid-19 (despesas totais de 2019 versus 2020) indica o forte desejo da indústria de regressar às reuniões presenciais. Contudo, no futuro, as reuniões deverão incluir elementos e as melhores práticas dos eventos virtuais e híbridos.
“Estamos entusiasmados por dar à nossa indústria esta última interação do relatório que inclui uma representação mais holística e precisa do impacto da pandemia por Covid-19 nas reuniões de associação em todo o mundo”, afirma Senthil Gopinath, CEO da ICCA, em nota de imprensa, acrescentando: “O 2020 ICCA Statistics Report não só providencia uma visão detalhada do que aconteceu, como dá uma visão clara do que está por vir. Revela muitos desenvolvimentos positivos que podem orientar os decisores de alto nível em associações, setores e governos locais. Acima de tudo, este relatório capta a incrível resiliência da nossa comunidade. Nós, da ICCA World, acreditamos firmemente que a indústria global das reuniões das associações está a entrar num futuro mais brilhante e mais forte.”
O relatório da ICCA pode ser consultado aqui.