Mercedes-Benz abre lounge sustentável na Nazaré
05-05-2021
O novo Mercedes-EQ Lounge, que a marca inaugurou na Nazaré, apresenta-se como um projeto focado na sustentabilidade e como um espaço de debate, de conversas e de experiências, onde a Mercedes-Benz pode também realizar os seus eventos exclusivos. O novo espaço, que é 100% sustentável, surge no âmbito da ligação da marca ao surf de grandes ondas, através do surfista Garrett McNamara.
“O Mercedes-EQ Lounge é um espaço de debate, de conversas e de experiências, onde são abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular, a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável. O novo espaço tem um caráter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior”, lê-se num comunicado da marca, que aponta a sustentabilidade como uma das suas prioridades.
O lounge foi criado na Nazaré, localidade reconhecida mundialmente pelas suas ondas gigantes, e com as palavras de ordem ‘reciclar e reutilizar’ presentes em todo o processo, desde a seleção dos materiais para o restauro do edifício à sua decoração. “Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória”, refere a nota de imprensa.
E acrescenta: “Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade. A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas – águas estas produzidas pelo edifício.” Além disso, conta com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos.