MUD.E: “Com alguma serenidade e em constante aprendizagem”

20-04-2021

A MUD.E tem vindo a adaptar a oferta e transportou toda a experiência para esta nova era da digitalização dos eventos.

Em conjunto com os clientes e fornecedores, organiza reuniões de equipa, atividades de team building, workshops, seminários, conferências, galas ou cerimónias com entregas de prémios. Todos em ambiente digital ou híbrido.

“Mantemos a nossa forma discreta de trabalhar e o facto de sermos o ponto de contacto único com os nossos clientes”, garante Cláudia Lopes, a responsável da MUD.E. Querem ser reconhecidos como uma agência de eventos que se mantém “sólida no mercado, especialmente a nível financeiro. Uma agência de eventos que também se adaptou a esta nova realidade, com alguma serenidade e em constante aprendizagem”.

“A verdade é que, desde há algum tempo, os nossos eventos corporativos já tinham uma componente digital muito forte, mas agora tornou‑se uma obrigatoriedade”, afirma Cláudia Lopes. Para que esta mudança se desse, foi necessário ler bastante sobre o que se estava a fazer por esse mundo fora. “Perceber quais as alternativas que poderíamos sugerir aos nossos clientes, desafiar os nossos fornecedores e fazer melhor e diferente. Todos tivemos de nos reinventar e assumir papéis que dantes não eram tão constantes. Depois, tranquilizar os nossos clientes e incentivá‑los a não perderem o contacto com as suas pessoas, criando formatos alternativos, mas igualmente próximos”.

eventpoint

Um frenesim de montagens e desmontagens

Em setembro a MUD.E fez uma série de três reuniões híbridas, em dias consecutivos, em que transformou a sede do cliente num estúdio de tv. “Os oradores estavam connosco em ‘estúdio’ e a plateia, cerca de 850 colaboradores, estava a assistir remotamente. Era importante que estes colaboradores, que assistiam remotamente, reconhecessem o sítio de onde estávamos a transmitir o evento, para que a emoção e a saudade também fizessem parte da experiência digital. A emoção não pode ser descurada nestes formatos à distância”, remata a responsável da agência.

Mas um dos maiores desafios que tiveram enquanto empresa foi uma Gala de Natal, também em formato híbrido. “E atenção que já enchemos a Altice Arena alguma vezes”, recorda Cláudia Lopes. Esta Gala foi bastante complexa, cheia de cenários 3D, dias a fio de gravações, apresentadoras e apresentadores com guiões elaborados, performances artísticas e musicais, votações online, muitos pormenores e um frenesim de montagens e desmontagens. O resultado foi a criação de quatro conteúdos completamente distintos para os quatro públicos que o cliente queria alcançar: bebés, crianças, pré‑adolescentes e adultos.

“O facto que não termos público muda radicalmente a nossa forma de olhar para o evento como um todo. No mundo digital, quando as transmissões são ao vivo, também há a pressão do momento em que “vamos para o ar” mas, como não vemos o público, a pressão é infinitamente menor”, reconhece a responsável da MUD.E. “Num evento presencial, o momento em que ‘abrimos portas ao público’ é a hora H, é onde sentimos o entusiasmo dos convidados, onde conseguimos perceber se estão a gostar, e onde podemos vibrar com a atmosfera que criámos”.

eventpoint

No digital o pulsar da plateia não se sente. “Na verdade, o que existe é mesmo muito silêncio. Estamos quase sempre a segredar, algo que, com o uso obrigatório das máscaras, dificulta bastante a comunicação entre todos”. Por outro lado, o digital permite chegar a mais eventos, especialmente se forem totalmente digitais, ou seja, com todos os intervenientes a participar remotamente: oradores e plateia.

Com o passar dos meses, “já vamos sabendo melhor como trabalhar de forma mais eficiente neste novo mundo digital. Claro que há ‘vícios’ dos eventos presenciais e, em bem da verdade, é nesse mundo que somos e continuaremos a ser verdadeiramente especialistas, mas soubemos crescer noutro sentido e estamos prontos para o presente e o futuro desta nova era da digitalização dos eventos”, termina Cláudia Lopes.

Mais informações:
ola@mud-e.com
www.mud-e.com

#Conteúdo Patrocinado