Novos apoios à Tesouraria para as empresas de turismo
30-04-2021
A Linha de Apoio à Economia COVID 19 – Médias e Grandes Empresas do Turismo, disponibilizada hoje, 30 de abril, é uma linha de crédito dirigida às médias e grandes empresas do setor do turismo. A dotação é de 300 milhões de euros, e tem como objetivo responder às necessidades de liquidez decorrentes dos impactos nas empresas do turismo das restrições motivadas pela situação epidemiológica no país.
Esta Linha de Apoio é promovida pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o sistema bancário, e tem a natureza de uma linha de crédito garantida pelo Estado, com possibilidade de conversão parcial do crédito a fundo perdido, mediante a manutenção dos postos de trabalho.
Também a Linha de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Turismo, promovida e gerida pelo Turismo de Portugal, foi reforçada em 20 milhões de euros, passando a ter uma dotação global de 140 milhões de euros.
Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “o impacte económico desta pandemia no setor do turismo, agudizado com a imprevisibilidade da sua duração, justificam a criação desta linha de financiamento de 300 Milhões de Euros, que atua em complementaridade com outras medidas de apoio às empresas, e pretende responder às necessidades temporárias de fundo de maneio das empresas de maior dimensão, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano.”