5,00 € JAN, FEV E MAR DE 2023 TRIMESTRAL NÚMERO 45 ANO XII COOL SPONSORS AS TECNOLOGIAS PARA 2023 BURNOUT: RECONHECER SINAIS E AGIR ENTREVISTA A MARTA GOMES, PRESIDENTE DA ICCAPROPRIETÁRIO Estação Livre, Comunicação NIF: 508135648 Rua da Ribeira s/n, Valcovo 6420‑510 Moreira de Rei | Portugal Tel: 221 113 202 | info@eventpointinternational.com www.eventpoint.pt SEDE DO EDITOR Rua da Ribeira s/n, Valcovo 6420‑510 Trancoso | Portugal GERÊNCIA Rui Ochôa CAPITAL DA EMPRESA Cláudia Sousa (100%) SEDE DA REDAÇÃO Av. D. Afonso Henriques, 1462‑ Ed. Olympus I 4450‑013 Matosinhos | Portugal DIRETOR Rui Ochôa [rui@eventpointinternational.com] EDITORA / DIRETORA DE INFORMAÇÃO Cláudia Coutinho de Sousa [claudia@eventpointinternational.com] REDAÇÃO Maria João Leite [mj@eventpointinternational.com] CORRESPONDENTES INTERNACIONAIS Ramy Salameh e Rose de Almeida DIRETOR COMERCIAL Filipe Silva [info@eventpointinternational.com] ASSISTENTE DE DIREÇÃO Rita Costa CONSELHO CONSULTIVO Alexandra Ramos, Alexandra Torégão, Ana Fernandes, António Gouveia Santos, Isabel Amaral, João Luís Moita, João Paulo Oliveira, Joaquim Pires, Jorge Vinha da Silva, Maria José Alves, Nuno Pinto Magalhães, Paulo Campos Costa, Pedro Magalhães, Pedro Ribeiro, Pedro Rodrigues e Sandra Antunes TRADUÇÕES Diana Reis Marques [diana@eventpointinternational.com] COLABORAM NESTA EDIÇÃO José Carlos Pereira, Nuno Seleiro, Raul Alves e Olga Teixeira DESIGN Norma Design [info@normadesign.com] FOTOGRAFIA Minifoto FOTOGRAFIA DE CAPA Freepik Company Nº REGISTO ERC 126066 PERIODICIDADE Trimestral ESTATUTO EDITORIAL https://www.eventpointinternational.com/quem‑somos/ É estritamente proibida a reprodução parcial ou integral de textos ou ilustrações da Event Point. As informações contidas nos anúncios são da exclusiva responsabilidade dos anunciantes. Consequentemente, não podemos ser responsabilizados por qualquer informação incorrecta que se possa verificar. 04 Empresas: AM Live 08 Empresas: Palco 22 12 GRANDE ENTREVISTA: MARTA GOMES 22 Inflação, pessoas, incerteza e emoção, as palavras que farão parte dos eventos em 2023, por Nuno Seleiro 28 BURNOUT: RECONHECER SINAIS E AGIR 40 Espaço APECATE 44 Vida de eventos: Joana Andrade Nunes, Sílvia da Silva e Sofia Rothes 62 Espaço AporEP 66 A importância dos eventos para as associações, por José Carlos Pereira 72 A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DOS EVENTOS EM 2023 80 Em 2023, impor limites será uma tendência, por Raul Alves 84 Radar: Geração F 86 Evento: BEA World 92 Consultório de Protocolo: Comunicação e Protocolo, instrumentos de paz em cenário de guerra 100 Destino internacional: Praga 110 Diretório WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 2 FICHA TÉCNICA ÍNDICE Cláudia Coutinho de Sousa Rui Ochôa UMA OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL Não é todos os dias que a presidente da maior associação da meetings industry fala português. Marta Gomes, profissional portuguesa radicada em França há vários anos, é, desde novembro, a líder da ICCA e, por isso, não podíamos deixar de agarrar esta oportunidade para entrevistá-la. Nesta edição da Event Point, a primeira de 2023, procuramos antecipar quais as tecnologias que irão marcar o setor neste ano. A inteligência artificial, tão falada nos últimos tempos, é uma delas. As questões de saúde mental, nomeadamente o burnout, afetam profissionais de vários setores, e o dos eventos não é exceção, não fosse esta uma área de grande stress e intensidade. A pandemia terá vindo pôr um foco ainda maior nestes assuntos, que importam ser falados e discutidos. No nosso dossiê temático ouvimos especialistas e falamos com dois profissionais, sob anonimato, sobre os seus burnouts. Mas há muito mais para ler, desde logo nos espaços de opinião e nas seções habituais. Bom ano de 2023 e... Boas leituras. EDITORIAL AM LIVE “DESENHAMOS EXPERIÊNCIAS” Esta expressão, “Desenhamos experiências”, é recorrente no discurso de Bruno Galvão, produtor da AM Live, que integra a AM Experience Group. Serve para descrever todo um processo que no último Natal levou 135.000 espectadores aos musicais “O Feiticeiro de Oz no Gelo”, no Porto, e “A Nova Cinderela no Gelo”, em Lisboa. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 4 EMPRESAS CONTEÚDO PATROCINADO Desde 2013, os espetáculos da AM Live receberam perto de 900.000 espectadores, com uma receita que foi sendo apurada, mas que se pode resumir como espetáculos de teatro musical originais, no gelo, com uma grande produção artística em termos de cenografia, figurinos, desenho de luz e que ganham vida em arenas que a AM Live cria de propósito para cada temporada – com cerca de 1.000 lugares no Porto e 750 em Lisboa. Cada temporada envolve uma equipa de 160 pessoas, num período de pouco mais de um mês. O último inquérito atribuiu uma pontuação de 4,8 pontos em cinco possíveis à “A Nova Cinderela no Gelo” e ao “ Feiticeiro de Oz no Gelo”, com 96% das pessoas a dizerem que as experiências foram de encontro ou superaram mesmo as suas expectativas. “Isto não é só entretenimento e magia. Temos a responsabilidade de atualizar as histórias e as mensagens que fazemos chegar às nossas audiências. Trabalhamos o edutainment, introduzindo na narrativa temas prementes dos dias de hoje, tal como fizemos no caso do Feiticeiro de Oz onde trabalhámos a mensagem da saúde mental e na Cinderela com o empoderamento feminino. Isto, com cabeças de cartaz que defendem este propósito, tendo a personagem Cinderela sido interpretada pela Carolina Deslandes. As temáticas e propósitos que trazemos a cada guião e a todo o simbolismo de cada área tornaram‑se um pilar dos nossos espetáculos e de toda a produção”. Passos para a sustentabilidade Em 2021, a AM Live obteve a certificação na norma ISO 20121 para eventos sustentáveis. Em 2022, a produtora renovou a mesma, tendo‑se associado a empresas como a Make‑a‑Wish e a Fundação Luís Figo. Além disso, foram disponibilizadas sessões inclusivas para cegos ‑ com audiodescrição ‑ e para surdos ‑ com interpretação em língua gestual portuguesa – tendo sido também criado um bilhete mais acessível para cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida. A sustentabilidade ambiental é uma outra preocupação da empresa, tendo sido implementado o cálculo da pegada de carbono, com ações efetivas para minimizar o seu impacto ambiental. “Já são os nossos parceiros e fornecedores que dizem ‘Para o ano vamos mudar isto, vamos fazer assim...’ Sentimos que, quando chegamos a tanta gente, além de termos que passar mensagens relevantes para todos, temos a responsabilidade de as materializar”, enfatiza Bruno Galvão. Muitos meses de preparação O ponto de partida é ouvir o público. Chegando a crianças “dos 3 aos 99 anos”, a AM recorre às figuras da Disney porque estão no imaginário de muitos de nós. Entre fevereiro e março, surge o primeiro guião, que é a origem de tudo. Depois, vem a música. A partir daqui, as outras áreas começam a desenhar espaços cénicos, os figurinos, todos os ambientes que a luz e a sonoplastia podem trazer, e a meio do ano, tem‑se o desenho final de cada espetáculo. A fase dois é começar a construir os cenários, recrutar os elencos e escolher as empresas parceiras que são cruciais no percurso e sucesso, e a quem a AM Live “está muito grata pela colaboração”, afirma Bruno Galvão. Finalmente, entre setembro e outubro, começa a fase de ensaios e a montagem de cada uma das AM Arenas, que é um desafio permanente. “Quando me juntei à AM Live”, conta Bruno Galvão, “já tinha uma experiência grande em produzir musicais, e percebi que o meu trabalho era projetar tudo, a começar pela sala de cada espetáculo. Temos que definir todos os detalhes ‑ mas também é isso que nos permite fazer com que cada sala seja parte do espetáculo”. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 6 EMPRESAS Desenhar experiências “Temos um processo nosso, rigoroso e sustentado em etapas de método mais científico, na AM Experience Group, na sequência de várias formações que fizemos com docentes da Universidade de Artes de Londres, em Experience & Entertainment Design, e o que aprendemos na construção das experiências de cada espetáculo, ao conhecer a jornada emocional do público, ajuda‑nos a construir muitas outras experiências, produzidas por outros ecossistemas do Grupo, seja nas pistas de gelo, nas piscinas de bolas (AM Fun Play & Ice), nas iluminações (AM Illumination & Arts) ou no uso das novas tecnologias, como o metaverso (AM Lab)”, explica o produtor da AM Live. Desejos para 2023 As produções deste ano já estão definidas: Aladino no Gelo, no Porto, e Peter Pan no Gelo, em Lisboa. Mas a AM Live já começou a dar passos no processo de internacionalização e em 2023 quer ir para fora, começando por Espanha e pelo Brasil, e, paralelamente, atuar noutros momentos do ano, sem ser apenas no Natal. “Há tanto amor envolvido neste trabalho, que a única coisa que me tira o sono é pensar até onde podemos chegar. Esse é o grande desafio. Além disso, tenho a plena consciência de que tudo isto só é possível pelas nossas pessoas, pelas nossas equipas que são inexcedíveis e que apenas com elas é possível chegar mais longe. A magia destes espetáculos só se vive com elas”, conclui Bruno Galvão. AM LIVE info@am‑live.pt | 225 370 463 www.amexperiencegroup.comPALCO 22 INOVAÇÃO E PRESENÇA IBÉRICA Com uma presença alargada na Península Ibérica, a Palco 22 apresenta “propostas inovadoras” em audiovisuais e no apoio a eventos presenciais, híbridos ou online. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 8 EMPRESAS CONTEÚDO PATROCINADO “Somos, por isso, um parceiro para agências que procuram cada vez mais a internacionalização e a diferenciação nos seus eventos e espetáculos”, explica Nelson Parcelas, CEO da Palco 22, e “estamos a ajudá‑las a afirmar a sua marca e/ ou a contribuir para as suas vendas”. Quando a Palco 22 nasceu, o mercado não estava para nascimentos, “mas a verdade é que cresceu e estabeleceu‑se como referência de qualidade, compromisso, eficiência e, acima de tudo, cumprimento dos desejos dos clientes a 100%”, continua Nelson Parcelas. Em apenas quatro anos, a Palco 22 conta já com mais de 2.000 horas de streaming nos mais de 1.200 eventos onde participou, tanto a nível nacional como internacional, e tem sido presença ativa em eventos corporativos de agências como a Prestígio e de infoprodutores portugueses como Ricardo Teixeira e Jorge Coutinho, onde a disrupção e a aplicação de novas ideias acabam por trazer uma visão inovadora à forma como os eventos são produzidos. A pandemia acelerou o desenvolvimento dos eventos digitais. Com o regresso aos eventos presenciais, a Palco 22 passou a apostar em eventos híbridos, tendo preparado o seu estúdio para poder receber 80 participantes a assistir presencialmente e os restantes online. Modelo híbrido: o melhor de dois mundos O CEO da Palco 22 acredita que o modelo híbrido vem trazer aos eventos presenciais o melhor dos dois mundos: “a possibilidade de expansão geográfica e alargamento da audiência (inclusive ter um evento a ocorrer em dois países em simultâneo, com oradores presenciais e online) e a possibilidade de gerar uma conexão presencial e online entre todos os participantes, promovendo um intercâmbio de experiências”.Next >