< Previous“CRIAR AS CONDIÇÕES ÓTIMAS DE SEGURANÇA, CONFORTO E RESPEITO PELA LIBERDADE DE CADA UM” WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 80 OPINIÃO EM 2023, IMPOR LIMITES SERÁ UMA TENDÊNCIA 2022 foi um ano de desafios. 2023 voltará a ser. E há uma palavra, que é também um conceito, que se destaca mais do que outros. Limites. A palavra limites tem esta dualidade curiosa. Olhada assim, a frio, parece castradora. A ideia de limites, limita‑nos. Constrange‑nos. Faz‑nos, automaticamente, pensar em privação de acesso. Mas limites, como entenderemos melhor em 2023, pode ser o diametralmente oposto. O apanágio da liberdade. E, sobretudo, da empatia. Impor limites é uma grande tendência para 2023. É‑o para nós, como indivíduos. Mas é‑o ainda mais para as empresas. E, porque é do que importa falar neste fórum, é‑o sobretudo para os dinamizadores e organizadores de eventos. De pequena, média ou grande dimensão. O segmento de eventos viu, felizmente e finalmente, no segundo semestre de 2022, o retomar de atividade. As pessoas regressaram aos eventos depois de um período duro de confinamento. De limites impostos. Assistimos a uma espécie de euforia coletiva que, este ano, contamos que se repita. E intensifique ainda. É aqui que entra a nova abordagem ao conceito de limites. Recordam‑se certamente do período em que estivemos confinados. Das imagens inéditas de grandes cidades como Londres, Paris, e mesmo Lisboa, completamente vazias. Silenciosas. Estranho, mas, ao mesmo tempo, belo. É a melhor forma de compreendermos a dualidade deste conceito de limites. Limitados na nossa capacidade de circulação e liberdade. Mas, simultaneamente, uma oportunidade dada ao ecossistema para se reequilibrar e restabelecer níveis de ar limpo vitais. Regras como a proibição de circulação nos centros históricos. Ou a limitação de circulação de veículos motorizados em dias ou períodos específicos. São outros exemplos que trazem esta dualidade do conceito de limites. Para mim só há uma via de futuro. Impor limites. Impor limites em grandes espaços de circulação, ou em experiências coletivas como eventos e espetáculos, é criar as condições ótimas de segurança, conforto e respeito pela liberdade de cada um. O que incrementará o nível de confiança e a reputação das entidades promotoras. Na EACTECH sabemos disto. Estamos atentos às tendências. E à evolução dos valores. Do que, a cada momento, é importante para as pessoas. A nossa parceria de representação com a CEIA para equipamentos de segurança é o exemplo disso. Equipamentos de controlo de acesso ultrassensíveis, user friendly, não invasivos e 100% fiáveis que garantem a segurança e a promoção de condições ótimas para um ambiente confortável e potenciador da experiência, individual e coletiva. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 82 OPINIÃO Equipamentos que garantem a deteção 100% segura de metais magnéticos e não magnéticos. Que o fazem em total respeito pela privacidade das pessoas e otimizando o tempo de espera. E, finalmente, em conformidade com todas as normativas internacionais aplicadas à área de segurança. Para eventos de menor dimensão, recomendam‑se os detetores de metais manuais. Leves, facilmente manuseáveis e extremamente sensíveis e fiáveis. Para eventos de maior dimensão, e sobretudo com múltiplas áreas de acesso, sugerem‑se os pórticos que, além de 100% fiáveis e ajustáveis, podem ser integrados com sistemas de controlo de temperatura corporal. Impor limites é um modelo saudável de gestão adaptado ao tempo presente. Para mim, é a solução mais equilibrada e alinhada com as expetativas de clientes gradualmente mais exigentes e informados. Com limites que, mais do que condicionar, libertam. Raul Alves CEO da EACTECHEVENT POINT APRESENTA O GERAÇÃO F A Event Point lançou em dezembro uma série de conversas a que decidimos chamar Geração F. F de Futuro, e por isso convidámos jovens, que já trabalham há alguns anos em eventos e a quem são reconhecidas qualidades para poderem vir a ser os futuros líderes desta indústria. São apenas seis exemplos, os desta primeira série, que representam muitos outros jovens que trabalham em eventos, e cuja dedicação queremos reconhecer e valorizar. Geração F é gravado no novo estúdio da Shake It, no Porto, e tem a identidade visual desenvolvida pela Mojobrands. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 84 RADAR DOIS DIAS DE CONTEÚDOS SOBRE EVENTOS WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 86 EVENTO BEA WORLD: O REGRESSO DOS GRANDES EVENTOS PRESENCIAIS Os prémios dos eventos foram atribuídos em Roma, em novembro. A agência Expanding conquistou um segundo lugar. Depois das apresentações das agências finalistas, em frente do júri dos BEA, realizadas todas a 24 de novembro, o dia seguinte foi tempo para aquilo a que os organizadores chamaram um ‘congrestival’: um congresso com diversão ou, se preferir, um festival com conteúdos. O cenário escolhido foi o PratiBus District, uma antiga instalação fabril, bem no centro de Roma, que chegou a ser uma espécie de depósito de autocarros. Um venue que é composto por diversos espaços, que mantém ainda as marcas de um passado industrial, e é habitualmente cenário de eventos de grande escala. O programa, distribuído por diferentes espaços, permitia que cada participante fizesse o seu roteiro, escolhendo, em qualquer momento, participar nas atividades que lhe parecessem mais interessantes. Em debate estiveram temas como a sustentabilidade, o futuro dos eventos e, inevitavelmente, a dificuldade atual em recrutar pessoas – ou em conseguir mantê‑las. Nessa mesma noite, e sem necessidade de sair do PratiBus, aconteceu a tão aguardada cerimónia de entrega dos prémios BEA World.Uma prata para Portugal A Expanding ganhou o 2º prémio na categoria Festivais, com o Festival Comida Continente. Durante a cerimónia, Manuel Vaz, diretor da Expanding, em entrevista à Event Point dava conta da satisfação em terem colocado Portugal no palco. Lembre‑se que Portugal contava ainda com outra agência finalista aos prémios: a Big Fish, com Continente Kitchen of Rock, na categoria Brand Activation. Caso de estudo: Festival Comida Continente Dois dias de música e gastronomia, dedicados à família e ao envolvimento desta com a marca. Assim foi o Festival Comida Continente, que decorreu em julho no Porto, e que juntou mais de 350 mil pessoas e vários artistas musicais e chefs de renome. Os principais objetivos passavam pelo posicionamento do Continente como especialista em gastronomia e entretenimento; pelo reforço da ligação emocional com a marca, refletindo valores como portugalidade, sustentabilidade, variedade, inovação e proximidade; pela fidelização familiar; por sensibilizar o consumidor para o compromisso da marca com o tema da sustentabilidade (plástico responsável, separação e reciclagem, gestão de resíduos, desperdício alimentar, entre outros); e pela promoção de um momento de encontro com parceiros, produtores e fornecedores da marca. WWW.EVENTPOINTINTERNATIONAL.COM 88 EVENTO Com isto em mente, e considerando ser importante recuperar a alegria num cenário pós‑pandemia, a Expanding inspirou‑se nos prazeres simples da vida, como comida, música e alegria no local perfeito, para criar o Festival Comida Continente 2022. O evento de dois dias, de entrada gratuita, promoveu concertos, showcookings e mais de 90 experiências e atividades, apresentando artistas, como Pedro Abrunhosa, Daniela Mercury e Tony Carreira para 12 horas de música, e chefs de renome, como Hélio Loureiro, Chackall e Justa Nobre, que apresentaram as suas criações. Houve preocupação com a experiência e interação digital, pelo que houve um reforço da cobertura Wi‑Fi em todo o recinto. Foram ainda selecionados alguns dos mais populares youtubers e influencers, que no palco Cozinh’Arte, puderam interagir com o público. Além disso, a marca apresentou ainda o sistema de pagamento digital Continente Pay. Para pôr este projeto de seis meses em prática, a organização teve 20 dias de montagem no local do evento e contou com o apoio de 2.200 pessoas. Foram montados quatro palcos principais, um palco secundário, um parque de diversões, parques infantis, zonas de prova de vinhos e cervejas, comida de rua, áreas para animais de estimação, espaços expositores de produtos alimentares e bebidas, entre outros. De referir que o festival queria garantir diversidade não só na oferta lúdica, como na oferta alimentar, pelo que tudo teve como base um plano de segurança e segurança alimentar muito detalhado. Para a promoção estratégica do evento foram utilizados os meios de comunicação social, brochuras, publicações e outdoors, por exemplo, além das relações públicas. Foram convidadas mais de 2.500 pessoas para a Área VIP do festival, incluindo a liderança da corporação Continente, parceiros de negócios, instituições nacionais e celebridades. No final, o evento alcançou os objetivos propostos. Teve dez horas de transmissão nacional televisiva em direto, 9,5 horas de transmissão ao vivo do canal aberto do festival, mais de 193 mil interações nas redes sociais e uma audiência virtual total Next >