Três prémios para Portugal nos Remarkable Venue Awards

Notícias

19-10-2023

# tags: Tourism Innovation Summit , Prémios , Venues , Experiências

Os Remarkable Venue Awards, atribuídos ontem pela Tiqets na Tourism Innovation Summit 2023, distinguiram três venues e experiências de Portugal.

O Zoomarine Algarve, o Museu Nacional do Azulejo e o Spiritus Lightshow na Igreja dos Clérigos foram os venues e as experiências premiadas nos Remarkable Venue Awards 2023 como Best Family Experience, Best Museum e Most Remarkable Venue, respetivamente. Esta foi a segunda vez que Portugal participou nos prémios, que já vão na sua sétima edição.

Os vencedores nacionais, anunciados em setembro, estavam na corrida aos prémios globais, escolhidos pelo público. Além dos três portugueses premiados, estavam também nomeados o Museu do FC Porto (na categoria Best Landmark), A Casa dos Fado - Ribeira (Best Activity), Casa da Guitarra (Best Hidden Gem) e Museu do Terramoto de Lisboa (Most Innovative Venue).

Os vencedores globais das sete categorias dos Remarkable Venue Awards foram a Venice Gondola Ride with Commentary (Itália), na categoria Best Activity; Gaudi's El Capricho (Espanha), na categoria Best Landmark; Zoomarine Algarve (Portugal), na categoria Best Family Experience; Terra - Expo City Dubai (Emirados Árabes Unidos), na categoria Most Innovative Venue; Tulip Experience Amsterdam (Países Baixos), na categoria Best Hidden Gem; Museu Nacional do Azulejo (Portugal), na categoria Best Museum; e Spiritus Lightshow na Igreja dos Clérigos (Portugal), na categoria Most Remarkable Venue.

Os Remarkable Venue Awards celebram e reconhecem os melhores museus, atrações e experiências culturais. "Queremos que as pessoas abracem a cultura”; que conversem, que se ouçam, que se entendam, "para fazer o mundo um pouco mais feliz do que o que está agora", referiu Luuc Elzinga, cofundador e presidente da Tiqets, que organiza os prémios.

Na cerimónia de entrega dos Remarkable Venue Awards, houve ainda espaço para Marc Mekki (keynote speaker) explicar como a inteligência artificial pode melhorar a experiência turística. Além da criação de conteúdo significativo, que pode poupar tempo aos operadores, a inteligência artificial traz a possibilidade de interação entre os visitantes e figuras históricas ou monumentos. A tecnologia pode tornar mais atrativa a divulgação de cultura, colocando, por exemplo, um visitante a falar com Aristóteles ou com objetos, como quadros ou uma simples tulipa.


*A jornalista viajou a convite da Tourism Innovation Summit

© Maria João Leite Redação