GLEX Summit: exploradores de todo o mundo reunidos em Portugal
15-12-2021
# tags: Best Event Awards , Prémios , Agências , Caso de Estudo , Expanding , Eventos , BEA World
Assinalando os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, exploradores de todo o mundo juntaram-se na GLEX – Global Exploration Summit, que decorreu em Lisboa e nos Açores, em julho. Neste encontro, que é finalista nos Best Event Awards, na categoria Integrated Live Project, partilharam-se as últimas descobertas, soluções inovadoras e tecnologia de ponta, no âmbito da exploração terrestre, marítima e espacial.
Com o evento, que teve lugar em dois venues (na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada), Portugal posicionou-se como um destino para a produção e partilha científica, para a inclusão e diversidade, para o empreendedorismo e inovação. O evento apresentou a Mars Rover Exhibition da Agência Espacial Europeia e uma instalação de arte de Luke Jerram, além do Road to GLEX, uma iniciativa criada em parceria com o jornal Público e o Ciência Viva para gerar interesse sobre Ciência entre as crianças. No encontro, foi ainda assinada a Declaração de Lisboa, na qual líderes de exploração e ciência de todo o mundo se comprometeram a promover um esforço global na preservação do ambiente.
A GLEX Summit promoveu diversas sessões de conhecimento e ainda várias experiências de vídeo mapping e realidade virtual, que foram utilizadas para representar temas importantes, como o aquecimento global, a sustentabilidade ou a exploração espacial, de uma forma dinâmica e envolvente. A organização utilizou a plataforma GRIP, que transmitiu o evento e que permitiu a reunião de pessoas com interesses similares em grupos, para que pudessem encontrar-se virtualmente e falar dos diferentes tópicos, além de pôr em contacto utilizadores e oradores.
O evento decorreu em contexto de pandemia e realizou-se em formato híbrido. Foram implementados vários protocolos sanitários e de segurança e foram adotadas práticas sustentáveis; como tal, a GLEX Summit obteve a certificação ISSO 20121. Contou com 718 participantes presenciais, em Lisboa e nos Açores, e com 3.780 pessoas que seguiram o evento via live streaming, registando uma média de tempo de visualização de 49 minutos.
A organização garantiu não só a presença do evento nos meios de comunicação social tradicionais, que publicaram cerca de 210 notícias, como apostou também na produção de conteúdos próprios, com destaque para os videocasts e para a série de dez episódios (GLEX Series Season 1) transmitida na Discovery+ Platform.
A Event Point esteve à conversa com Manuel Vaz, fundador da Expanding, e Luís Capdeville Botelho, CEO da Visit Azores, para falar sobre o evento finalista.
Ficha técnica
Evento: GLEX – Global Exploration Summit
Organização: The Explorers Club e Expanding
Local e Data: Lisboa e Açores, Portugal, de 6 a 8 de julho (Gare Marítima de Alcântara, Lisboa) e a 9 e 10 de julho (Teatro Micaelense, Ponta Delgada).