The Uncensored Library: artigos sem censura no Minecraft
19-07-2021
# tags: Prémios , Eventex Awards , Agências , Caso de Estudo , Tecnologia
É através da The Uncensored Library, construída no jogo Minecraft, que os Reporters Without Borders (RSF) estão a lutar pela liberdade de imprensa e a contornar a censura cibernética. A iniciativa, produzida pela DDB Germany e pela MediaMonks, venceu vários prémios nos Eventex Awards.
A 12 de março de 2020, dia em que se assinala o Dia Mundial Contra a Censura Cibernética, a biblioteca virtual abriu portas no Minecraft, jogo que está disponível em todo o mundo. Artigos censurados em países como a Arábia Saudita, Rússia, México ou Vietname estão agora disponíveis no Minecraft na sua língua original e em inglês.
A ideia da Reporters Without Borders Germany, organização não-governamental que luta pela liberdade de imprensa, é permitir que jovens jogadores de países opressores possam ter acesso a jornalismo independente. Depois de cinco meses de planeamento, a construção da biblioteca virtual demorou três meses e 12,5 milhões de blocos do género Lego foram utilizados. Dias depois do seu lançamento, a biblioteca tornou-se viral.
Não só foi uma ideia alavancada pelos influenciers e pela comunidade de jogadores, como teve impacto noutros ambientes. Por exemplo, escolas e universidades solicitaram a sua utilização como ferramenta de ensino e o Design Museum London tornou-a numa parte de exposição permanente. Além disso, através de um site, os visitantes podem fazer uma visita 360º interativa pela biblioteca fora do jogo, conhecer mais sobre os jornalistas ou fazer donativos para a organização.
A biblioteca virtual alcançou mais de 20 milhões de jogadores de 165 países. A iniciativa resultou em mais de 790 novos artigos e no aumento em 62% de donativos para a RSF. A The Uncensored Library pretende ter um impacto a longo prazo e está em constante atualização. Foi lançada em março de 2020 e, no mês seguinte, foi adicionado um corredor Covid-19 para fornecer informação sem censura sobre o vírus. Está a ser agora planeada a construção de mais duas secções e vão ser adicionados o Brasil e o Cazaquistão.
“Estamos honrados por receber um reconhecimento incrível do Eventex pelo nosso trabalho em parceria com o Reporters Without Borders – uma tremenda honra para nós e para o nosso cliente, mas, mais importante, uma prova de que as pessoas querem envolver-se em experiências tecnológicas e sentir um forte sentimento de recompensa quando o fazem”, refere Ciaran Woods, VP Experiential & Virtual Events da MediaMonks, cita o Eventex.
Ficha técnica
Evento: The Uncensored Library
Cliente: Reporters Without Borders Germany
Agência Organizadora: DDB Germany & MediaMonks
Datas: Decorre desde 12 de março de 2020
Prémios nos Eventex Awards: Ouro nas categorias The Grand Prix – Best Virtual Events& Experiences, Virtual Cause Event, Virtual Experience – Non-for-profit/Government e Virtual Gamified Experience.