Finalistas BEA World 2024: Desafio Global

Entrevista

22-11-2024

# tags: Prémios , Eventos , Desafio Global , BEA World

Dois eventos organizados pela Desafio Global para a Deloitte são finalistas dos Best Event Awards, prémios que distinguem os melhores eventos a nível internacional cuja cerimónia se realiza a 29 de novembro, em Roma.

Faltam poucos dias para se saber se cinco eventos portugueses saem premiados dos Best Event Awards, no decorrer do BEA World Festival – The International Festival of Events and Live Communication.

A agência portuguesa Desafio Global é uma das finalistas dos prémios, com dois eventos para a consultora Deloitte: o ‘Deloitte – All aboard for the Christmas Spirit’, que concorre na categoria B2I Event, e o evento ‘Deloitte Irga Awards 2024’, que se destaque em duas categorias: B2B Event e Use of Artificial Intelligence.

A Event Point juntou Gonçalo Oliveira, Team Leader da Desafio Global, Gonçalo Oliveira, diretor de Comunicação e Marketing da Deloitte, e Diogo Fernandes, diretor técnico da Europalco, para dissecar os dois eventos a concurso.

Veja aqui a conversa: 


Gonçalo Oliveira, líder de equipa da Desafio Global, afirma que “ver o trabalho reconhecido é uma das formas mais compensadoras de ver o trabalho recompensado”. Ao mesmo tempo, encara esta inclusão na shortlist dos Best Event Awards como “uma ferramenta de marketing” que “ajuda a promover e a mostrar o que melhor se faz”. Além disso “é um orgulho muito grande poder representar Portugal”, sublinha.

Do lado do cliente, Gonçalo Oliveira, diretor de Comunicação e Marketing da Deloitte, diz que o facto de dois dos eventos da consultora serem finalistas de prémios internacionais “vem reforçar mais a sensação” de que a empresa está “a entregar valor e uma experiência diferenciada”, sobretudo, reforça, quando na corrida estão “outros mercados de maior dimensão”.

“É a prova de que estamos no bom caminho e a fazer bem, muito bem”, acrescenta o diretor de Comunicação e Marketing da Deloitte.

Diogo Fernandes, diretor técnico da Europalco, empresa de audiovisuais envolvida nos dois eventos, também considera ser “altamente gratificante” a presença nos finalistas dos Best Event Awards. “Somos um país pequenininho, no meio de um mundo de eventos gigantes”, afirma.

Uma viagem pelos quatro cantos do mundo

O evento ‘Deloitte – All aboard for the Christmas Spirit’, realizado na Feira Internacional de Lisboa (FIL) a 23 de dezembro de 2023, concorre na categoria B2I Event.

Enquanto cliente, Gonçalo Oliveira, diretor de Comunicação e Marketing da Deloitte, explica que o evento interno que encomendaram à Desafio Global tinha como objetivo conseguir, “numa noite só”, juntar “todas as pessoas” da consultora.

“Havia uma lógica de não ser só uma festa ‘per si’, mas ser de facto um momento especial com determinado contexto, com storytelling, com uma jornada que as nossas pessoas também pudessem fazer durante aquela noite”, afirma Gonçalo Oliveira.

Ao mesmo tempo, acrescenta, pelo facto de a Deloitte ter “projetos em muitas dezenas de países” fazia sentido que este evento fosse “uma viagem pelos quatro cantos do mundo”.

Segundo Gonçalo Oliveira, “o retorno da experiência é o indicador relevante e para o qual nós devemos olhar mais do que para todos os outros”.

Simultaneamente, “é preciso não esquecer que hoje, nós Deloitte, e as diferentes organizações do mercado, têm que criar propostas de valor integradas para os seus colaboradores que englobam várias coisas e sem dúvida que, quer seja a experiência no dia-a-dia, quer seja a experiência em determinados eventos, nomeadamente estes momentos de celebração, são extremamente relevantes”.

O impacto que eventos desta dimensão conseguem ter nos dias de hoje - “quer seja através do passa-palavra quer seja através das redes sociais” - é também destacado pelo diretor de Comunicação e Marketing da Deloitte”.

“Na verdade, eu sei que quando vou fazer um evento destes não estou a operar só para as quatro ou cinco mil pessoas que estão a vivenciar a festa in loco, mas de alguma forma, direta ou indiretamente, estou também a comunicar para diferentes targets”, explica, incluindo “no mercado de talento”.


Enquanto agência que tem trabalhado com a Deloitte nos últimos anos, Gonçalo Oliveira, líder de equipa da Desafio Global, explica que a ideia para o evento partiu do mote “better futures”, promovido pela Deloitte em várias iniciativas.

O objetivo era “que todos os colaboradores da Deloitte embarcassem numa viagem, onde conhecessem o mundo, de forma figurada”, afirma.

O evento, que decorreu na FIL, resultou numa festa para quatro mil pessoas, “desde as sete [da noite] às quatro da manhã”, recriando, “em apenas dois dias” de montagem, uma estação de comboios, com “a magia de Natal e um imaginário muito rico”.

Para Gonçalo Oliveira, o mais desafiante foi “o pânico de saber que se tem quatro mil pessoas para entreter” durante várias horas, com a particularidade de ter pouco tempo para montar. Explicando que enquanto agência o objetivo é “o retorno da experiência”, o líder de equipa da Desafio Global destaca a “emoção e alegria” de, no dia do evento, ter visto “as pessoas a rir, animadas, entretidas, a experienciar” aquilo que idealizaram.

Diogo Fernandes, diretor técnico da Europalco, explica que a Desafio Global “teve as ideias todas” e a empresa de audiovisuais foi responsável por “desconstruir um bocadinho a ideia e transformá-la em viável dentro dos budgets e dos tempos” que tinham, “com iluminação, com som, com muita decoração”.

Recordando que o ‘Deloitte – All aboard for the Christmas Spirit’ foi um evento que dependeu de “animação constante em diferentes zonas”, Diogo Fernandes mostra-se muito satisfeito pelo resultado.

“A nossa satisfação é o sucesso final do evento”, afirma. “O sorriso, o brilho nos olhos durante o evento enquanto as coisas estão a acontecer, quer do público quer do cliente, é o nosso barómetro para o sucesso e é isso que nos faz continuar a querer fazer mais e melhor”, acrescenta.

Uma simbiose entre a emoção e a tecnologia”

O evento ‘Deloitte Irga Awards 2024’, que a Desafio Global organizou para a Deloitte, é finalista em duas categorias: B2B Event e Use of Artificial Intelligence.

Com o nome Upscalling Human Strength, e a ligação entre a criatividade humana e a Inteligência Artificial, “o desafio seria garantir que, de alguma forma, estas matérias de tecnologia e Inteligência Artificial não se limitavam apenas aos conteúdos, mas que eram revertidos para todo o evento”, sublinha Gonçalo Oliveira, da Deloitte

“Criar uma proposta de valor diferenciada” para o target, de forma “a garantir uma experiência imersiva sobre estas matérias da Inteligência Artificial” era imperativo. Além disso, a consultora tem o objetivo de apresentar sempre propostas “criativas” e “disruptivas”.


Gonçalo Oliveira, da Desafio Global, trabalha “há 25 anos na área” e admite que este evento “é capaz de ter sido o projeto mais desafiante” da sua vida. “Foi totalmente desafiante passar estes conceitos de Inteligência Artificial não perdendo esta parte emocional, que era o que queríamos. Queríamos fazer uma simbiose entre a emoção e a tecnologia”, explica.

Sublinhando “o high target” do evento, o líder de equipa da Desafio Global recorda que “estamos a falar de diretores financeiros, de CEO das empresas mais importantes de Portugal, portanto o grau de exigência é altíssimo e são pessoas que não se impressionam facilmente”.

“A ideia era desenhar um projeto de raiz que os desafiasse e mostrasse - uma coisa é falar de Inteligência Artificial, outra coisa é sentir a Inteligência Artificial. E aquilo que nós fizemos foi em real time gerar uma série de conteúdos e gerar uma série de dinâmicas para que todos os convidados se sentissem emergidos dentro da tecnologia, que a sentissem e a manipulassem”, afirma.

Para o sucesso do ‘Deloitte Irga Awards 2024’, realizado no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, Diogo Fernandes recorda que foram feitos “muitos ensaios e testes antes do evento”. “Foi um desafio muito grande para nós, tecnicamente”, remata o diretor técnico da Europalco.

Os dois eventos da Deloitte vão ser apresentados ao júri e ao público a 28 de novembro, no primeiro dia do BEA World Festival, em Roma. Os Best Event Awards vão ser entregues no dia seguinte.

Portugal estará também representado nos finalistas pelo ‘Nescafé® Dolce Gusto® NEO – Taste the future’, evento realizado pela Up Partner 27 Names para a Nestlé Portugal, pelo evento ‘VIII Caixa Fora da Caixa Annual Meeting’, organizado pela Gr8 Events para a Caixa Geral de Depósitos, e pelo evento ‘Google Cloud Day 2024’, realizado pela Multilem Worldwide para a Google Portugal.

A Event Point é media partner dos BEA World.

?