Jantar dos Eventos continua a ser “o grande evento” do Club.E

Entrevista

01-07-2024

# tags: Agências , Jantar dos Eventos , Eventos , Clube dos Eventos , Meetings Industry

Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, apresenta o Club.E e desvenda algumas das novidades do jantar deste ano.

Para explicar a criação do Clube dos Eventos é preciso começar por explicar a criação do Jantar dos Eventos. “O Jantar dos Eventos nasceu em 2008 numa ExpoEventos, no Estoril. Estava eu, o João Cardoso, o Francisco Brito e o Jorge Ferreira e estávamos a brincar a dizer que estávamos sempre a organizar eventos para toda a gente e nós nunca nos encontrávamos”, lembra Filipe Trindade. Decidiram então promover um jantar. “O primeiro Jantar dos Eventos teve seis pessoas, fomos quase só nós, mas a partir daí foi evoluindo”, refere.

Hotéis e vários espaços da cidade do Porto foram recebendo o convívio ao longo dos anos. Até que, em 2023, os jardins do ISAG receberam o maior de sempre, contando com 600 pessoas e tendo sido marcado por uma grande produção. Nessa altura, surgiu a ideia de se criar “um clube, um bocadinho mais abrangente, e incluir, além do jantar, outros eventos, como conferências”. O objetivo é “não estarmos só juntos uma vez por ano, mas encontrarmo-nos e trocarmos algumas ideias algumas vezes por ano. Ao mesmo tempo fomos ‘profissionalizando’ os processos. Temos uma app, imagem, logo, site, e reunimo-nos quinzenalmente”, adianta.

Com a app do Clube dos Eventos o objetivo é “tentar facilitar informação aos membros do Club.E” e foi também criado um grupo de WhatsApp “que tem tido imenso sucesso”, pela “dinâmica das pessoas deste setor e principalmente a humildade e a facilidade, ao contrário de outros setores, de passar informação, até às vezes muito pessoal”.

A primeira ação do Club.E dos Eventos teve lugar em novembro de 2023 na última edição do Reinvent the event, seguindo-se depois um almoço na Alfândega do Porto com o diretor da International Congress and Convention Association (ICCA).

Como fazer parte?


Quem quiser entrar no Club.E, tem duas opções. “Nós queremos que todas os profissionais participem no Club.E. Mas, para nós nos organizarmos e termos a certeza de que é só constituído por membros da indústria, para aderirem têm de estar presentes num Jantar dos Eventos ou em algum evento organizado pelo Club.E”, detalha Filipe Trindade. A alternativa é solicitar a algum membro da organização a inscrição, tendo para isso que indicar a empresa a que pertence.

O Club.E não é uma associação e recusa ser institucional. “Nós só queremos tentar proporcionar alguns eventos ao setor, de networking, para facilitar um bocadinho as redes de contacto às pessoas do setor, e de conhecimento, para contribuir para a profissionalização da indústria”, adianta o responsável.

Apesar de toda a evolução desde 2008, “o grande evento do Clube dos Eventos é o Jantar dos Eventos”. “No ano passado tivemos cerca de 600 pessoas, e foi um sucesso absoluto, e o próximo é já dia 9 de julho e já está a ser um sucesso, já estamos quase a fechar inscrições”, afirma Filipe Trindade.

Como habitualmente, o sítio e o tema do Jantar dos Eventos só serão revelados no próprio dia em que se realiza. Contudo, sabe-se já que a edição deste ano irá decorrer “num espaço indoor, no centro do Porto”. Como de costume também, o Jantar dos Eventos contará com o apoio da app, terá um mural interativo, várias ativações de marcas, sorteio de prémios dos parceiros, degustação de vários produtos e bebidas, animação e decoração do espaço de acordo com o tema e “um ambiente fantástico que promove muito o networking e o convívio”.