BTL On
Nuno Avelar de Sousa: “Temos estado a ter uma procura acima do normal”
20-03-2023
# tags: BTL , Turismo , Empresas , Animação Turística , Experiências
Nuno Avelar de Sousa, CEO do Parque Aventura Sniper, contou que o ano começou de forma “positivamente surpreendente” e que 2023 tem potencial para ser muito bom.
O Parque Aventura Sniper teve dos melhores primeiros dois meses do ano da sua atividade. “Janeiro e fevereiro, por norma, são os nossos meses mais fracos, mas, efetiva e surpreendentemente, temos estado a ter uma procura acima do normal, muito no seguimento do que foi o ano passado”, o melhor ano de sempre da empresa (ao contrário de 2020, que foi o pior ano). E só não foi ainda melhor, “porque a explosão foi muito repentina e nós não tínhamos equipa, os recursos humanos necessários para dar resposta a tanta procura”.
Ainda assim, Nuno Avelar de Sousa mostra-se cauteloso e expectante relativamente ao que aí vem, se este período em alta se vai prolongar, até porque a empresa pretende avançar com investimentos em infraestruturas, equipamentos e recursos humanos. “Se isto continuar assim, 2023 vai ser um ano em linha com 2022”, mas só se não houver nenhuma surpresa. Há, assim, muito potencial para mais um ano muito positivo.
Com cerca de um quarto de século de operação no mercado, também o Parque Aventura Sniper sente um dos desafios da indústria: as marcações feitas, cada vez mais, em cima da hora, o que “dificulta toda a preparação logística”. E o problema é maior quando se trata de grupos particulares.
Outro desafio é o dos recursos humanos. Primeiro, quando a empresa contrata funcionários, “tem de haver uma certeza de que os próximos meses, anos vão sustentar essa contratação”; depois, no ano passado era difícil encontrar candidatos às vagas. “Este ano, há uma maior oferta de candidaturas”, ressalva.
Como consequência da pandemia, houve uma procura crescente por atividades ao ar livre. Nuno Avelar de Sousa não sabe se essa é uma tendência que vai continuar… “Nós somos o país com mais dias de sol por ano da Europa e somos o povo com menos apetência para fazer atividades ao ar livre, a não ser que estejam as condições atmosféricas ideais”, explica.
A pandemia teve também um impacto negativo na saúde financeira de muitas empresas do setor e o Parque Aventura Sniper não foi exceção. O ano de 2021 não acentuou o prejuízo do ano anterior e a recuperação só começou a ser sentida no ano passado. Hoje, tem de haver uma gestão entre a dívida que foi contraída e os investimentos que têm de ser feitos, sublinha.
Veja a entrevista na íntegra aqui.
Com Rui Ochôa
Apoio: PRE