Altice Arena está mais acessível a pessoas com deficiência
03-05-2023
# tags: Lisboa , Altice Arena , Venues , Acessibilidade
A Altice Arena concluiu várias melhorias no recinto para tornar o espaço mais acessível a pessoas com deficiência.
A Altice Arena desenvolveu, em conjunto com a Acess Lab, o projeto Acessibilidade, que pretende tornar a cultura acessível para todos, e realizou uma série de melhorias no edifício (facilitando a entrada de pessoas com mobilidade condicionada), no bar (oferecendo um serviço com melhor acesso a quem está em cadeira de rodas) e perto dos palcos (criando uma plataforma ao nível da arena para que, em alguns eventos, pessoas de mobilidade condicionada possam escolher para que local querem adquirir o seu bilhete).
Otimizado a vários níveis de deficiência, o site da Altice Arena apresenta uma página relativa à acessibilidade, onde se pode encontrar informações pertinentes sobre este assunto. Além disso, o venue realizou experiências em concertos, com testes pilotos de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e coletes sensoriais, para pessoas surdas.
A Altice Arena estreou a 13 de novembro de 2022, com um concerto de André Rieu, a audiodescrição – uma forma de narração utilizada para fornecer informações sobre elementos visuais chave. Ou seja, através de um auricular, o audiodescritor traduz em direto imagens por palavras a pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos.
Relativamente aos coletes sensoriais, a estreia na Altice Arena ocorreu num concerto de Michael Bublé, a 28 de janeiro deste ano. Para esta experiência sensorial inclusiva, foram convidados surdos que usaram coletes sensoriais que permitem sentir a vibração da música. Em simultâneo, as músicas foram interpretadas por duas intérpretes de língua gestual portuguesa.
“O nosso objetivo sempre foi disponibilizar estas experiências em mais eventos”, refere Jorge Vinha da Silva, CEO da Altice Arena, em nota de imprensa. No 2 de maio, no concerto dos D’ZRT, o venue juntou, pela primeira vez, todas as melhorias realizadas “para tornar a Altice Arena mais acessível para todos”. O projeto de acessibilidade foi oficialmente apresentado e o venue disponibilizou coletes sensoriais, uma plataforma na plateia para pessoas com mobilidade condicionada e o bar adaptado para cadeiras de rodas.