APSTE satisfeita com o alívio das medidas

Notícias

18-02-2022

# tags: APSTE , Pandemia , Regras , Eventos , Associações

A associação saúda fim do certificado digital e de teste negativo para eventos.

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) está satisfeita com o alívio das medidas de controlo da pandemia anunciadas pelo governo, nomeadamente o fim da exigência de apresentação de certificado digital ou teste negativo para aceder a eventos.

“Estas medidas são bem-vindas e esperamos que representem uma nova fase para o nosso setor, que foi um dos mais afetado. Profissionais, empresas e público sofreram com as duras e prolongadas restrições impostas ao setor da cultura e dos eventos ao longo de todo o período pandémico” refere Pedro Magalhães, Presidente da APSTE. A recuperação, segundo a APSTE, será “um caminho longo”.

A APSTE lembra que o setor dos eventos foi um dos mais afetados, tendo de março de 2020 até ao final de 2021 registado quebras gerais de cerca de 80%. Por isso, segundo o presidente da associação, é necessário manter os apoios. “Apesar de boas perspetivas relativamente ao levantamento das restrições, não podemos esquecer o duro período de quebra de atividade, para o qual estamos agora a ver, pela primeira vez, hipóteses reais de retoma. Tendo em conta as quebras que sofremos, achamos importante que algumas medidas se mantenham ou mesmo sejam reforçadas, nesta fase de transição, nomeadamente o programa APOIAR”.

“O caminho que está a ser tomado vai ao encontro do que está já a ser feito também em outros países europeus. Com mais de 90% da população vacinada em Portugal, é necessário começarmos a regressar a uma normalidade mais aproximada ao período pré-pandemia, que permita também aos vários setores da economia voltarem a dinamizar-se e a criar valor para o mercado nacional” conclui Pedro Magalhães.