IBTM: uma nova cultura global positiva
21-12-2022
# tags: Tendências , Eventos , IBTM World , Meetings Industry
Assinado por Alistair Turner, o IBTM World Trends Report indica uma mudança no ‘tom’ da indústria e dos negócios em geral.
Se, no ano passado, o IBTM World Trends Report levantou uma série de questões relativas às mudanças de cenário da indústria das reuniões e eventos após a pandemia, o relatório deste ano dá respostas e aponta algumas previsões robustas sobre a direção futura do setor.
Essas mudanças refletem-se no tema da edição deste ano da IBTM World, que foi dedicada à criação de cultura. Avança Alistair Turner que as mudanças culturais ajudam a explicar as tendências, numa altura em que o contexto atual é de pós-pandemia, de crise global do custo de vida, de guerra na Ucrânia e de danos ambientais contínuos. Tudo isto influencia a forma como mudam as culturas.
Como tendências culturais, o IBTM World Trends Report começa por indicar os escritórios dinâmicos (a propósito do trabalho remoto, tendência que continua em 2023) e algumas previsões para o local de trabalho do futuro, de acordo com o site Ladders. Por exemplo, a acessibilidade e não presença, o funcionamento como start-up, uma comunicação sem intermediários ou a cultura – “o local de trabalho de 2023 será diverso e multicultural”, lê-se no relatório.
As tendências culturais passam também pela preocupação com a sustentabilidade na indústria das reuniões e eventos, havendo um apelo crescente para mais ações e registando-se mais iniciativas, como a medição das emissões de carbono nos eventos, o reaproveitamento de materiais ou a utilização de copos de plástico que se autodestroem em terra em dois anos, sem deixar microplásticos ou toxinas, exemplifica o relatório.
Passam ainda pela diversidade, igualdade e inclusão (as marcas tendem a comportar-se de forma mais equitativa e orientada por valores e grande parte dos consumidores querem que as marcas atuem para o bem da sociedade), pela ética nos negócios (dando exemplos relacionados com ‘atos aleatórios de bondade’, por parte das marcas, e as suas ações proativas para fazer o ‘bem’) e pelo metaverso e a economia da experiência virtual (há ainda um longo caminho a percorrer, mas aumentam as perspetivas do poder crescente e da oportunidade que o metaverso pode apresentar).
Sustentabilidade, inclusão, segurança e bem-estar
Sobre as tendências de negócios, o relatório divide o capítulo em banco e finanças (o mercado global de serviços financeiros deve crescer, sendo o futuro a longo prazo igualmente otimista), em esports e gaming (tendências que vão continuar a crescer), em tecnologias da informação e comunicação (indústria dinâmica, em crescimento e com participação no mercado) e em farmacêutica (mercado robusto e comprometido com a indústria das reuniões e dos eventos).
O IBTM World Trends Report aponta ainda algumas tendências de experiências, em vários segmentos. Relativamente aos eventos corporativos, o relatório refere que empresas, marcas e consumidores são cada vez mais influenciados por tendências globais, como sustentabilidade, inclusão, segurança e bem-estar.
A agência Live Union identificou, através de uma pesquisa, sete palavras-chave para reuniões e eventos neste ‘novo mundo’: escolha (permitir que o público tenha o controlo), local (o local refletido no conteúdo e na produção do evento), humano (a necessidade de os eventos ajudarem as pessoas a se relacionarem de forma mais profunda e humana), distinção (mais conteúdo entregue de forma inovadora), reflexão (tempo para os delegados absorverem o conteúdo), inclusão (alcançar o maior número de público) e memorável (cada vez mais empresas avaliam o seu evento com base no pós-evento).
No campo das conferências associativas, mercado em crescimento, regista-se uma crescente confiança no setor; uma grande valorização do conteúdo, sendo importante por isso assegurar o acesso ao conteúdo de um evento; e uma maior preocupação com a sustentabilidade.
Na área das viagens de incentivo, segmento difícil de prever devido às diversas mudanças causadas pela pandemia, o relatório aborda a importância da sustentabilidade, relacionada com as emissões de CO2 das viagens dos participantes, e as preocupações existentes no planeamento de um evento. Entre as várias medidas referidas estão a medição das viagens, a escolha de um destino com um bom sistema de transportes públicos e formas de compensação no local, por exemplo. Os participantes em viagens de incentivo requerem da experiência propósito, autenticidade e sustentabilidade.
“Eles fazem a cultura”
O IBTM World Trends Report indica também algumas tendências regionais. Sobre a Europa, o relatório refere que, dado o atual contexto, o continente está preocupado com uma crise alimentar e energética, com a inflação global e com o aumento do custo de vida. No que toca à indústria, a segurança é uma preocupação crítica em reuniões corporativas, associativas e viagens de incentivo.
“A Europa, como local de realização de eventos, sempre ofereceu vastas opções culturais e ambientais para os organizadores, além de ser uma indústria conceituada e altamente experiente. No entanto, esses benefícios estão a ser cada vez mais ultrapassados pelas muitas perturbações com que o território lida”, lê-se no relatório.
Alistair Turner conclui o relatório a lembrar a nova cultura global positiva que se vive na indústria das reuniões e dos eventos, que assumiu as suas responsabilidades com o meio ambiente, com a inclusão e com um mundo em mudança que deseja estar em contacto.
“Os eventos levam mensagens para as pessoas em todo o mundo, todos os dias. Eles podem ser uma força para o bem social e económico e podem criar exemplos brilhantes de boas práticas e benefícios visíveis. Apesar da miríade de desafios que esta indústria enfrenta, em todo o mundo. Apesar da incerteza e insegurança da geopolítica, mudança ambiental e dificuldades económicas. Devemos ter certeza de que a maneira como este setor aborda os seus negócios mudou e vai continuar a mudar”, lê-se na conclusão do documento.
“Isso significa que, quaisquer que sejam os problemas que apareçam, o setor pode lidar com isso. Esta robustez está no ADN de todo o #eventprof, afinal, é o que eles fazem. Todos os dias. Também é parte da razão pela qual eles fazem o que fazem. Eles fazem a cultura”, conclui.
O IBTM World Trends Report pode ser consultado aqui.