OMT: competição de startups para megaeventos e turismo MICE
14-08-2023
# tags: MICE , Incentivos , Eventos , Feiras , Turismo , Turismo de Negócios , Meetings Industry , Tecnologia , Conferências
A Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), agência das Nações Unidas, lançou uma competição dirigida a startups com soluções disruptivas para a gestão de megaeventos e turismo MICE.
Tendo em conta que o turismo MICE e os megaeventos podem contribuir fortemente para o fluxo de turistas e para a economia global, a OMT lançou uma competição dirigida a startups e empreendedores, que sejam sustentáveis, inovadores e disruptivos, e que tenham soluções inteligentes para dar resposta aos desafios dos megaeventos e turismo MICE.
Sendo eventos de grande dimensão, e muitas vezes de maior duração, os megaeventos atraem um número significativo de participantes de diferentes partes do mundo e, geralmente, têm impacto global. Adianta a OMT que, em princípio, os megaeventos contribuem com benefícios de curto prazo, mas, quando executados de forma sistemática e sustentável, podem ser um catalisador para o desenvolvimento do turismo de longo prazo em vários aspetos, como económico e social.
O turismo MICE envolve a organização e o acolhimento de eventos, reuniões e incentivos de curta duração, sendo um segmento importante para muitos destinos. No fundo, ambas as atividades turísticas geram uma quantidade substancial de chegadas de turistas aos destinos. Mas estes segmentos têm desafios, que são diferentes. Por isso, a OMT dividiu a competição para megaeventos e para turismo MICE, com duas categorias em cada segmento.
No que toca aos megaeventos, há a categoria ‘Digitalization and Disruptiveness for Sustainable Event Management’. Como os megaeventos podem ter impactos ambientais significativos, procuram-se ideias disruptivas que possam contribuir para práticas sustentáveis de gestão de eventos, que respondam aos principais desafios: redução de desperdício, conservação de recursos, promoção de energia renovável e melhoria da experiência do participante.
Outra categoria para os megaeventos passa por ‘Inclusiveness and Accessibility’. Nem sempre os megaeventos são inclusivos. O design de eventos inclusivos não só cria eventos acessíveis a todos, como pode ter um impacto nas comunidades locais, envolvendo-as e gerando confiança e apoio ao evento.
Uma das categorias relativas ao turismo MICE é ‘Promotion and Marketing’. Os destinos precisam de promoção e marketing eficazes para competir por eventos internacionais e atrair participantes. Os organizadores de eventos e os destinos anfitriões devem desenvolver campanhas de marketing direcionado, que comuniquem o valor exclusivo do evento e promovam o reconhecimento da marca.
‘Technology for attendee engagement and infrastructure’ é outra das categorias. Os eventos MICE devem envolver os participantes e proporcionar uma experiência atrativa. Devem, por isso, desenvolver conteúdo relevante, promover oportunidades de networking, incorporar tecnologia para melhorar a experiência do participante e dar resposta aos desafios relacionados com a logística e com a comunicação.
Os projetos a concurso devem estar alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e devem também permitir a introdução ou adaptação de elementos digitais e tecnológicos. Os requisitos passam por serem inovadores e disruptivos, com soluções de valor agregado, inteligentes e inovadoras para experiências sustentáveis, bem como modelos de negócio alternativos e complementares para potenciar o impacto económico do turismo nos destinos. As candidaturas devem ser apresentadas até 1 de setembro.