Um regresso em grande da IMEX America

Notícias

17-10-2022

# tags: Incentivos , Eventos , IMEX America , Feiras , IMEX , Meetings Industry

Quatro dias de negócios, educação e networking marcaram a edição deste ano IMEX America, que cresceu em relação ao ano passado.

Com o mote ‘Pathways to Clarity’, a 11ª edição da IMEX America decorreu entre 11 e 13 de outubro no Mandalay Bay, em Las Vegas. Esta edição do evento, dedicado à indústria das reuniões, eventos e viagens de incentivo, foi 45% maior do que a edição do ano passado, que foi bastante afetada pelas restrições de viagens, ainda devido à pandemia.

A IMEX America contou com a participação de 12 mil pessoas, entre os quais mais de quatro mil buyers (3.300 deles, hosted buyers). O evento registou um regresso em grande dos expositores internacionais, sendo que 40% dos expositores recorrentes ocuparam mais espaço de stand. Dos que duplicaram o tamanho da sua área de exposição, 24% eram oriundos da América do Norte, 23% eram grupos hoteleiros, 15% eram europeus e 12% chegaram da Ásia.

“A dimensão do evento deste ano deve-se ao facto de muitos na indústria serem novamente capazes de viajar e de planear reuniões”, afirmou Ray Bloom, presidente da IMEX, na conferência de encerramento. E acrescentou: “Embora tenhamos produzido um ótimo evento no ano passado, sentimos que esta semana foi o grande regresso que todos esperávamos.”

O presidente da IMEX apontou que os expositores relataram muitos negócios, com um prazo de realização longo; há registo de negócios a serem agendados até 2028. Também referiu que todos os ‘cantos’ da indústria estiveram representados no evento. “Não estamos a falar apenas de buyers e fornecedores de todos os cantos do mundo. Centenas de estudantes, os nossos futuros líderes, estiveram aqui, aprendendo e experimentando o setor em primeira mão e vendo-o em cores”, adiantou Ray Bloom.

Sustentabilidade, pertença e liberdade de escolha


Serviços, contratos, bem-estar e saúde mental, diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEI+B – Diversity, Equity, Inclusion and Belonging), e sustentabilidade foram alguns dos temas recorrentes abordados quer pelos oradores nas suas sessões, quer pelos próprios participantes.

“A paragem global da pandemia pode ter ficado para trás, mas as suas lições continuam vivas. E, tendo falado tanto tempo sobre a disrupção como uma ferramenta de transformação de negócios, estamos agora a ver o que isso realmente significa. Muitas dessas lições são positivas, inovadoras e há muito esperadas”, sublinhou Carina Bauer, CEO do IMEX Group, lembrando que “todos somos convidados a entender que eventos, e designs de eventos, excluíram muitas pessoas por muito tempo”.

É por isso que a responsável destaca dois conceitos importantes: pertença (“garantir que todos se sintam bem-vindos”) e liberdade de escolha. “Precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar, dar-lhes mais opções e prestar mais atenção ao que nos torna todos humanos. Na sua forma mais básica, isso significa dar prioridade aos alimentos nutritivos e saudáveis, água limpa, tempo para descanso, espaço para conexão não programada e muita luz do dia.”

Carina Bauer acrescentou que a edição da IMEX America de 2021 recebeu o estatuto Visionary da MeetGreen e o Grande Prémio TSE (Trade Show Executive) para as iniciativas verdes mais louváveis, além de ter conquistado a certificação Sustainable Event Standards Platinum do Events Industry Council.

Os atuais desafios em análise


A IMEX America contou com mais de 200 sessões educativas, que abordaram os desafios que os organizadores de eventos enfrentam hoje em dia. Entre os momentos de conhecimento em destaque está a sessão ‘Venue contracts for today’s unruly environment’, na qual Tyra Warner (College of Coastal Georgia) afirmou que as “regras antigas” foram atiradas para “fora da janela”.

“Estamos no negócio do relacionamento e tradicionalmente as negociações de contrato refletem isso. No entanto, cada vez mais, há menos colaboração ou espaço para negociação. Muitos de vocês não estão a obter os resultados que desejam das suas conversas com os fornecedores e é por isso que estão aqui”, disse, aconselhando: “Numa negociação, o objetivo – para ambas as partes – é minimizar o risco. Descubra quais são os pontos fortes do seu evento e negoceie com base neles.”

Por seu lado, Courtney Lohmann (PRA Business Events) e Lynn Wirch (PRA), na sessão ‘Creating impact with a diversified supply chain’, partilharam táticas sobre como uma abordagem diversificada à cadeia de fornecedores pode criar um impacto maior. “A RFP é nossa melhor amiga e pior inimiga ao mesmo tempo! No entanto, agora temos mais escopo para adicionar detalhes específicos em torno de nossas metas e objetivos de diversidade, equidade e inclusão (DEI), e para usar isto para interagir com fornecedores e entender melhor seu modelo de negócios e o que eles podem trazer para um evento”, explicou Courtney Lohmann. Lynn Wirch abordou os benefícios comerciais do DEI, incluindo o recrutamento e a retenção de funcionários.

A IMEX America está de regresso em 2023, estando marcada para entre os dias 16 e 19 de outubro.