IBTM World 2024: Balanço positivo para expositores portugueses

Reportagem

09-12-2024

# tags: Venues , IBTM World , Meetings Industry

Portugal promoveu venues e serviços para eventos e apontou a mira a clientes internacionais.

Convento do Beato, Firmroad - Branding & Events e Eventeam - Meeting Professionally foram três dos expositores portugueses que representaram o país no stand de Portugal na IBTM World 2024, em Barcelona.

A participação na IBTM foi uma estreia do Convento do Beato em feiras internacionais. Catarina Quina Barros, responsável pelo venue, explicou à Event Point que a presença em Espanha teve como objetivo principal “atingir o mercado internacional”.

“Faz todo o sentido para nós vir aqui a Barcelona e depois, quem sabe, ir a outras feiras, talvez Frankfurt ou Las Vegas”, afirmou a venue director do Convento do Beato no decorrer da feira.

Segundo Catarina Quina Barros, a IBTM revelou-se uma oportunidade para “começar a conhecer melhor o mercado europeu” e para promover o venue localizado em Lisboa, explicando que foram abordados por pessoas que “querem muito organizar eventos em Portugal”.

“Temos aqui muitas agências, muitos hotéis e sinto que há aqui poucos venues, por isso acho que faz todo o sentido nós virmos falar com os clientes finais, porque cada vez mais temos clientes finais a marcar o espaço connosco, só depois é que organizam o resto das coisas com as agências, no fundo”, acrescentou.

Reconhecendo que o mercado internacional é “sem dúvida o maior cliente” do Convento do Beato, Catarina Quina Barros sublinhou que o venue é procurado por portugueses sobretudo para jantares de Natal.

“De resto, na outra parte do ano, são todos clientes internacionais, desde conferências, incentivos de empresas dos Estados Unidos, da Alemanha, de todos os países do mundo. Tivemos agora um evento recente que foi de uma agência de Singapura”, afirmou.

Numa altura em que a equipa do Convento do Beato está a aumentar, a venue director do espaço garante que o objetivo de todos os elementos é que “a atenção ao cliente seja a melhor possível”.

Para 2025 o Convento do Beato tem já “alguns eventos marcados” e Catarina Quina Barros mostrou-se otimista com o próximo ano. “Acho que vai correr bem”, afirmou, rematando que “os eventos dos portugueses são marcados um bocadinho mais em cima da hora, os dos internacionais com alguma antecedência”.

Continua a valer a pena vir aqui”

Também para Jessica Lima Duarte, founder & project manager da Firmroad - Branding & Events, é positivo o balanço da participação na IBTM World 2024.

“Continua a valer a pena vir aqui”, afirmou à Event Point, destacando que a feira permitiu realizar “alguns contactos interessantes” para a agência de eventos portuguesa.

Segundo Jessica Lima Duarte, o ano de 2024 “correu bem” para a Firmroad, com trabalhos “mais em cima da hora”. Para 2025, a agência conta já com alguns pedidos, assim como para 2026.

O principal mercado da Firmroad é o alemão, mas a fundadora da empresa sublinha que “a América está muito forte”, a par “dos canadianos”.

Questionada sobre a importância da realização no Porto do Congresso Mundial da ICCA, em 2025, Jessica Lima Duarte frisou ser “muito importante” para o setor e região e para a “perceção do destino”.

Portugal continua a ser um destino popular”

A Eventeam - Meeting Professionally, agência que “agrega várias valências na produção do evento, incluindo branding, mobiliário, decoração e conceção do evento, além dos audiovisuais que são o principal recurso”, também se fez representar no stand de Portugal na IBTM, em Barcelona.

Pedro Silva, operations manager na empresa de eventos, afirmou à Event Point que o balanço da participação na IBTM foi “muito positivo”.

“Reencontrar a maior parte dos agentes nacionais em Barcelona, em especial, os nossos parceiros no stand de Portugal, que parece que aumenta de área de ano para ano, é sempre motivo de satisfação e orgulho. O facto de termos tido a nossa agenda totalmente preenchida, sermos reconhecidos por buyers, outros que vêm recomendados para nos conhecer, são bons indicadores para o ano de 2025”, disse.

Em 2024, a Eventeam foi “surpreendida” por mercados de origens que à partida consideraria “improváveis”, tendo recebido eventos “de algum peso de clientes oriundos de Israel, Jordânia e Índia, além dos mercados mais tradicionais, como EUA e países europeus”.

“Já o segmento de mercado é invariavelmente o corporativo, com algum associativo à mistura. Isto tanto para os eventos realizados em Portugal, como para os eventos que temos produzido em destinos internacionais para clientes habituais”, acrescentou Pedro Silva.

A “conferência internacional, tipicamente com a duração de dois ou três dias e cerca de 300 participantes em média, oriundos de vários países”, é o principal perfil de evento da Eventeam.

Segundo Pedro Silva, o balanço do ano que está prestes a terminar é “bastante bom, sendo a previsão de fechar 2024 com um crescimento no volume de negócios de cerca de 35% sobre 2023”.

O operations manager da Eventeam sublinhou em Barcelona que 2025 promete ser “animador” para a empresa de produção de eventos.

“Pela primeira vez desde há alguns anos que sentimos que o cliente começa finalmente a confirmar com maior antecedência. Neste momento temos vários eventos confirmados até ao final de 2025 e até mesmo para outubro de 2026, o que para o nosso segmento é bastante bom”, adiantou.

De acordo com Pedro Silva, “Portugal continua a ser um destino popular, mas ainda desconhecido de muitos, o que nos proporciona um bom pipeline de potenciais clientes”. “Tudo isto é fruto do excelente trabalho desenvolvido pelo Turismo de Portugal”, reforçou.

A IBTM World 2024 realizou-se de 19 a 21 de novembro na Fira Barcelona Gran Via, Espanha.