Vinho em lata, a aposta ganha da marca Gatão

Reportagem

06-06-2022

# tags: Marcas , Ativação de Marca , Festivais , North Festival

A tradicional marca Gatão está a conquistar um público diferente e os festivais de Verão fazem parte deste novo posicionamento.

Festivais de verão combinam com sol, amigos e… vinho em lata. Esta associação de ideias, que até há poucos anos poderia parecer estranha, sai reforçada a cada festival e teve, no JN North Music Festival, que decorreu entre 26 e 28 de maio, na Alfândega do Porto, mais uma prova de que nem só de cerveja se fazem estes eventos.

Num dia de calor e com o sol ainda bem alto, ouviam-se os primeiros acordes de três dias de música. Era também o dia em que, após dois anos de restrições, regressavam os festivais de música, em moldes já praticamente iguais aos que caracterizaram este tipo de eventos até março de 2020. Grupos de festivaleiros iam compondo o cenário à beira-rio e, claro, não poderiam faltar as bebidas frescas para molhar as gargantas ainda pouco cansadas, mas já secas por temperaturas próximas dos 30 graus.

A alternativa ao tradicional copo de plástico com cerveja pode ser uma lata, com design premiado internacionalmente, contendo um vinho que, até há pouco tempo poucos associariam a esta faixa etária: Gatão, uma marca nascida em 1935 e que, com a sua icónica garrafa em forma de cantil, marcou gerações de portugueses, chegando também a dezenas de países em todo o mundo.

Em 2022 o Gatão continua a beber-se fresco, mas agora em lata. E ali, em pleno festival, não falta quem queira experimentar ou voltar a saborear este vinho refrescante.

Um sucesso inesperado

Ana Montenegro, diretora de marketing JMV Group, admite que o sucesso deste formato foi inesperado, não só porque o mercado nacional é ainda bastante conservador, mas também devido à altura em que foi lançado, em plena pandemia.

Com as ações de ativação de marca e os eventos condicionados, e dada a forma ainda bastante convencional como os portugueses olham para o consumo de vinho, este lançamento poderia não ter corrido da melhor forma. As expectativas iniciais eram, recorda Ana Montenegro, comedidas, mas acabaram por ser ultrapassadas. 

O Gatão em lata parece ter conquistado os consumidores. O conceito descomplicado, em que se dispensa todo o ritual de abertura da garrafa e de ser necessário ter um copo e, até, de estar à mesa para beber, fez com que a tradicional marca passasse a ser mais cool. No fundo, é um vinho para ser consumido em qualquer lado, que tem uma embalagem prática e apelativa.

E este conceito liga na perfeição com festivais de música, considera a responsável de marketing, lembrando o próprio perfil do vinho: fresco, jovem, com um teor alcoólico moderado (9ºC). 

O objetivo de trazer novos consumidores para o vinho está, assim, a ser alcançado, superando mesmo as expectativas. Por isso, a presença no JN North Music Festival foi apenas o arranque de um verão em que a lata de Gatão promete refrescar mais festivais e eventos.

© Olga Teixeira Redação

Produtora de conteúdos

Email: olga@eventpointinternational.com