AVK anuncia a aquisição da Pixel Light
31-03-2025
# tags: AVK , Eventos , Audiovisuais , Empresas
A AVK anunciou a aquisição da Pixel Light, numa operação estratégica de crescimento sustentado da empresa.
“Esta aquisição, que vai marcar o futuro dos audiovisuais, integra-se na estratégia de crescimento sustentado da empresa, alargando a sua presença nos principais segmentos de mercado e reforçando a sua capacidade de resposta a todas as necessidades técnicas do setor”, refere a AVK, em comunicado, que acrescenta que a operação se insere “numa lógica de complementaridade e sinergia entre duas empresas”.
A AVK entende que, com esta operação, vai ser possível diversificar a sua atividade em segmentos com uma presença menos expressiva, como nos espetáculos musicais, entretenimento e televisão, por exemplo.
“A aquisição da Pixel Light representa não apenas o reforço da nossa capacidade operacional, mas também um passo estratégico no sentido de garantir uma oferta mais abrangente, mais inovadora e de maior qualidade aos nossos clientes”, afirma Inês Aguiar, administradora da AVK, em nota de imprensa, acrescentando: “Estamos agora ainda melhor posicionados para responder aos desafios do mercado, com soluções técnicas adaptadas a cada evento, independentemente da sua dimensão ou complexidade.”
O comunicado adianta que, com esta integração, o grupo AVK-One, que integra também a Euroservice, a Global Setup e a AVK, passa a reunir mais de 300 profissionais altamente qualificados, alguns deles com mais de 35 anos de experiência no mercado, dispondo de equipamentos distribuídos por mais de 60 mil metros quadrados de instalações em Lisboa, Porto, Algarve e Galiza.
A integração da Pixel Light vai trazer ganhos em eficiência, através da partilha de recursos técnicos e humanos, e vai permitir mitigar os efeitos da sazonalidade, dada a complementaridade das dinâmicas de negócio das duas empresas, explica a AVK.
“A criação de um grupo com esta dimensão e capacidade terá, inevitavelmente, um impacto positivo no setor audiovisual em Portugal”, sublinha Inês Aguiar, acrescentando: “Naturalmente, esta movimentação de mercado criará um ambiente de maior exigência e competitividade, o que, em última análise, beneficiará toda a indústria e os nossos clientes.”
Em 2024, as duas empresas tiveram um volume de faturação superior a 30 milhões de euros e realizaram mais de 5.000 eventos. Para a AVK, a ampliação da oferta técnica e o reforço do investimento – que deverá duplicar face a 2024 – vão traduzir-se em soluções mais completas, inovadoras e adaptadas às exigências de um setor em constante evolução. As operações das empresas vão manter-se autónomas no início.
“A entrada no grupo AVK representa uma oportunidade única para expandirmos a nossa visão criativa com uma base tecnológica ainda mais robusta. Partilhamos valores como a inovação, a excelência e o foco no cliente, e estamos entusiasmados por contribuir para uma oferta integrada, mais forte e mais completa no panorama audiovisual”, afirma Tiago Correia, administrador da Pixel Light.