Convento do Beato reabre para ser “um dos espaços mais modernos da Europa”

Reportagem

24-11-2022

# tags: Venues , Eventos , Meetings Industry

O Grupo Larfa Properties investiu seis milhões de euros para converter o Convento do Beato num “dos espaços mais modernos da Europa” para eventos, afirmou Johannes Tryba, presidente do Grupo Atrya e da Larfa Properties.

Na cerimónia de inauguração esta quarta-feira, Johannes Tryba começou por afirmar que “o Convento do Beato sempre foi um lugar mágico” e, por isso, a sua reabilitação tinha que “respeitar a história” e, ao mesmo tempo, criar condições para ser “um dos espaços mais modernos da Europa”.

“Um dos nossos maiores objetivos foi garantir a segurança para todas as pessoas que usam o Convento, assim como o isolamento térmico e os melhoramentos a nível de conforto”, disse o executivo.

O projeto incluiu a substituição das instalações de telecomunicações, energia e segurança, reabilitação da cozinha, alteração de vãos e guardas, bem como o desenho do edifício administrativo, dos pátios, das novas instalações sanitárias e a construção de uma nova área de estacionamento com 80 lugares.

Homenageada na cerimónia por ser “a cara do sucesso do Convento do Beato há quase quatro décadas”, a diretora Ana Guimarães Correia afirmou que os investimentos permitiram criar “um espaço maravilhoso”.

“Tenho esperança que passe a ser um dos melhores espaços da Europa”, afirmou Ana Guimarães Correia. “Com o empenho das minhas colegas e desta nova gestão, estou certa de que vamos conseguir isso”.

O secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, também presente na cerimónia, destacou “o magnífico esforço feito para devolver a Lisboa um edifício histórico que estava num estado bastante lastimável”.

O Convento do Beato “é agora mais uma sala de boas-vindas numa zona histórica da cidade, onde traremos mais pessoas para conhecer Lisboa e Portugal, mais empresas e mais negócio para o nosso país”, acrescentou o governante.

Na mesma ocasião, Stéphane Delplancq, CEO do Grupo Atrya e da Larfa Properties, salientou a ligação afetiva ao espaço, garantindo que a empresa só investe “em ativos com os quais estamos pessoalmente comprometidos e que desenvolvemos nós próprios”.

Receitas de eventos “acima das expetativas”

Em declarações à Event Point, Stéphane Delplancq explicou que o grupo encerrou o Convento do Beato para renovações em Fevereiro de 2020 e reabriu as vendas para eventos em maio/junho deste ano.

Desde essa altura, “a atividade está bastante bem e as receitas estão acima das nossas expetativas”, afirmou o executivo. “Depois da pandemia, as pessoas querem voltar a estar juntas”.

A Larf Properties comprou o espaço e os edifícios envolventes em 2018, num investimento superior a 20 milhões de euros.

Além do centro de eventos, o grupo está a desenvolver um projeto residencial cuja primeira fase abrange seis edifícios e estará concluída “entre o segundo trimestre de 2023 e o início de 2024”. A segunda fase inclui mais três edifícios que “vamos começar a desenvolver a partir do final deste ano”, disse o executivo.

O CEO da Larfa Properties avançou ainda que está a construir um novo projecto em Melides, numa propriedade com 50 hectares, que terá um hotel de 5-estrelas com suites, villas e componente residencial.

O investimento global em Melides “é de cerca de 40 milhões de euros, incluindo compra e desenvolvimento”, e estará concluído em meados de 2025.

Com investimentos em Portugal desde 2014, o CEO da Larfa Properties referiu alguns projectos do grupo já realizados, incluindo a renovação do Palácio dos Ferrazes, no Porto, que deu origem ao Hotel PortoBay Flores, e o Caju Hotel Le Petit Hotel by The Vine, no Funchal.


Luís Canto