Conventa: pequenos passos para se ser ‘smart & green’
10-08-2022
# tags: Eventos , Conventa , Dicas , Feiras , Sustentabilidade
A Conventa, que se vai realizar a 24 e 25 de agosto, em Liubliana, deixa dicas a hosted buyers, expositores, parceiros e membros da equipa.
A sustentabilidade é uma bandeira da Conventa, que assumiu o compromisso de contribuir para uma meetings industry mais sustentável. O evento pretende reduzir o seu impacto ambiental e nesta edição, em cooperação com a Climate Partner, vai medir a pegada de carbono e lançar posteriormente um documento detalhado com medidas e recomendações para a indústria.
A Conventa baseia a sua metodologia no modelo 5R: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. E é com pequenos passos que se pode ser ‘smart & green’ e começar a reduzir a pegada de carbono. A Conventa deixa dicas a quem vai participar no evento.
Ser um hosted buyer ‘smart & green’
*Viagens amigas do ambiente. Na viagem para um evento, se for possível, optar pelo transporte público, de preferência o comboio. Ou em alternativa, em cooperação com os organizadores, tentar encontrar quem partilhe uma boleia.
*Preferir o digital ao analógico. Organizar eletronicamente toda a comunicação e documentação relacionada com a participação no evento. Não imprimir documentos de viagem, optando pelas aplicações digitais.
*Menos é mais. Repensar no que se leva em viagem, evitando peso extra. Evitar ainda produtos de uso único e excesso de plástico.
*Beber água de garrafas reutilizáveis. Na Eslovénia, a água da torneira é boa, pelo que a Conventa recomenda a utilização de garrafas reutilizáveis.
*Percorrer distâncias curtas a pé. Liubliana é uma cidade que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Em alternativa, utilizar os transportes públicos ou de grupo assegurados pela organização.
*Reduzir o excesso de plástico. Aquando da compra de produtos durante o evento, optar por produtos com menos plástico e considerar o que de facto é necessário.
*Comprar produtos locais. No evento, comprar em lojas locais que oferecem produtos da Eslovénia.
*Evitar o plástico. Evitar o plástico de uso único, verificar se o produto ou a sua embalagem podem ser reciclados e escolher itens reciclados. Além disso, escolher sacos de compras reutilizáveis.
*Defender o fair-play. No evento, toda a comunicação é transparente e apreciativa. Respeitar a diversidade e ajudar pessoas com necessidades especiais.
*Ter consciência ambiental. Abraçar as aspirações da Conventa e lembrar aos expositores e parceiros a importância da adesão às medidas recomendadas pela organização. Isto inclui a gestão adequada de resíduos, a redução do uso de plástico e a eficiência energética.
Ser um expositor ‘smart & green’
*Viajar de forma amiga do ambiente. Viajar para a Eslovénia de comboio ou autocarro. Ou encontrar uma companhia aérea que invista em programas para reduzir a pegada de carbono e escolher o percurso aéreo mais curto possível.
*Partilhar carro compensa. Se possível, ir para o evento com colegas do mesmo destino. O ‘car sharing’ é crucial para a redução da pegada de carbono, além de reduzir os custos de viagem.
*Percorrer curtas distâncias a pé. A recomendação passa por andar a pé, de Bicicleta ou utilizar os transportes públicos ou de grupo assegurados pela organização para curtas distâncias.
*Alojamento em hotéis parceiros. Ficar num dos hotéis que tenham uma política ecológica responsável e que sejam parceiros da Conventa.
*Reduzir a quantidade de desperdício. Utilizar a sinalização e o material promocional oferecido pela organização, reduzindo consideravelmente a quantidade de desperdício que o evento produz. Os materiais são amigos do ambiente (cartão reciclado).
*Reduzir a quantidade de material impresso. No stand, reduzir o uso de material impresso, substituindo-o por ferramentas digitais de promoção. Depois do evento, levar os materiais não usados e utilizar esses mesmos materiais noutras ocasiões.
*Abolir os brindes de plástico. Evitar as lembranças para os participantes que sejam feitos de materiais ambientalmente inaceitáveis, particularmente o plástico PET de utilização única. Pensar na utilidade dos presentes para os hosted buyers.
*Comprar com sabedoria. Durante o evento, optar comprar produtos com menos plástico e que sejam mesmo necessários.
*Partilhar boas práticas. Nota positiva para a partilha de boas práticas e experiências na preservação do ambiente com a organização e com os participantes da Conventa. A partilha enviada à organização será divulgada no site do evento.
*Beber água saudável. A organização recomenda o uso de garrafas reutilizáveis, já que Liubliana é reconhecida pela sua água potável.
Ser um parceiro ‘smart & green’
*Compromisso sustentável. O parceiro deve comprometer-se com a política sustentável da Conventa. Com uma cooperação ativa, a contribuição para a redução da pegada de carbono do evento será substancial.
*Capacitar os colegas. Consciencializar todos os colegas envolvidos no projeto do compromisso sustentável da Conventa, tornando-os conscientes sobre como reduzir os efeitos nocivos no ambiente. Consciencializar para o tema várias vezes durante o ano.
*Acesso à água potável. Permitir o acesso à água potável a todos os participantes da Conventa, que podem encher as suas garrafas de água reutilizáveis.
*Eficiência energética. Quando possível, optar por equipamentos e iluminação energeticamente eficientes. Mostrar também as aspirações ambientais através da aquisição de certificados oficiais
*Reduzir o desperdício. Reduzir, reutilizar e fazer uma triagem rigorosa do desperdício (papel, vidro e plástico), colocando depois os resíduos nos contentores apropriados.
*Evitar o plástico. Embora leve, barato, omnipresente e inevitavelmente necessário, o plástico está entre os maiores poluentes do mundo. Por isso, utilizar o mínimo de plástico possível e reciclá-lo.
*Limpeza amiga do ambiente. Para a limpeza, optar por produtos de limpeza ecologicamente certificados.
*Desperdício de alimentos. Pensar em formas de reduzir o desperdício de alimentos, que é responsável por 7% das emissões de gases com efeito de estufa na Europa.
*Trabalho remoto. Incentivar os colegas a trabalhar a partir de casa, já que contribui para um ambiente mais verde, reduzindo as emissões causadas pelas deslocações diárias.
*Escolher bens e serviços ‘verdes’. Escolher bens e serviços que tenham um menor efeito no ambiente e possibilitem a preservação dos recursos naturais. Provar o pensamento ‘verde’ com certificados ambientais apropriados.
Ser um membro da equipa ‘smart & green’
*Chegar ao trabalho. Se possível, optar ir a pé, de bicicleta ou utilizar transportes públicos, em vez de usar o carro ou táxis. Repensar na necessidade de ir em viagens de negócios, substituindo-as por videoconferências.
*Percorrer distâncias curtas a pé. Quando possível, ir para reuniões em Liubliana de bicicleta ou transportes públicos. Se a distância for curta, ir a pé.
*Reduzir a quantidade de papel no escritório. Não imprimir documentos para reuniões ou relatórios. Se necessário, definir como padrão a impressão frente e verso e optar por papel reciclado certificado.
*Poupar energia. Substituir as lâmpadas normais por outras que sejam energeticamente eficientes e desligar as luzes sempre que possível. Desligar os computadores e outros aparelhos que não estejam a ser utilizados. Gerir de forma eficiente os sistemas de refrigeração e aquecimento.
*Reduzir a quantidade de desperdício. Evitar os produtos de utilização única, como copos de papel ou recipientes de plástico. Reciclar todo o desperdício.
*Evitar o plástico. Evitar todos os tipos de plástico, particularmente os recipientes plásticos de alimentos. Reciclar o plástico e o desperdício. Utilizar sempre sacos reutilizáveis.
*Escolher qualidade em vez de quantidade. Menos compras equivalem a menos desperdício. Escolher produtos que tenham uma maior duração. Comprar produtos usados ou reciclados, quando possível.
*Escolher alimentos produzidos localmente. Escolher alimentos produzidos localmente e considerar reduzir a quantidade de carne e outros produtos de origem animal, contribuindo para a poupança de energia e combustível e reduzindo a pegada de carbono.
*Beber água saudável. Liubliana é reconhecida pela sua água potável. Beber água da torneira, em vez de água engarrafada, o que ajuda na redução do desperdício de plástico.
*Doar produtos úteis. Depois dos eventos, doar produtos úteis que outras pessoas possam precisar.