“Ao criar um ambiente de respeito e entendimento mútuo, o protocolo torna-se um fator de coesão”
14-11-2024
# tags: Protocolo , Desporto , APOREP
Secretária-geral da Federação Portuguesa de Futebol participa nas XIX Jornadas Internacionais de Protocolo, em mesa redonda dedicada ao desporto.
“Protocolo no desporto” é o tema de uma das duas mesas redondas das XIX Jornadas Internacionais de Protocolo (JIP), evento marcado para o próximo dia 20 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa.
Nesta edição das JIP o tema será “Protocolo: linguagens de entendimento e poder” e Teresa Romão, secretária-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), será uma das oradoras da mesa redonda dedicada ao desporto.
À Event Point, Teresa Romão afirma que “o protocolo é um importante instrumento facilitador para a comunicação e a interação entre as diferentes partes envolvidas na organização de um evento, seja qual for a sua dimensão”.
De acordo com a secretária-geral da FPF, “o uso eficaz do protocolo não apenas promove a harmonia entre as instituições e os seus representantes, mas também confere legitimidade à hierarquia das diversas instituições representadas”. “Ao criar um ambiente de respeito e entendimento mútuo, o protocolo torna-se um fator de coesão”, acrescenta.
A propósito do tema “Protocolo no desporto” que será levado à discussão às Jornadas, Teresa Romão explica que “tal como em outras atividades”, o protocolo é “fundamental nas atividades desportivas, pois garante que exista uma estrutura organizacional clara para todos os envolvidos".
“O seu cumprimento assegura que as competições e eventos são conduzidos de maneira profissional, respeitosa e eficiente. Isso não só melhora a imagem das organizações, como também evita conflitos e mal-entendidos, contribuindo para um ambiente mais positivo e produtivo, quer no imediato, quer a longo prazo. É extremamente importante manter essa linha condutora assegurando sempre uma boa experiência”, reforça.
Questionada sobre como avalia a evolução do protocolo no desporto face ao constante desenvolvimento tecnológico na sociedade moderna, a secretária-geral da FPF sublinha que “a tecnologia está a transformar todos os aspetos das nossas vidas, incluindo a forma como comunicamos e interagimos na sociedade e inevitavelmente no desporto”.
Teresa Romão considera que o protocolo “deve evoluir no sentido de integrar novas ferramentas que permitirão uma interação mais imediata e eficaz. A utilização destas tecnologias deve ser alinhada com as normas protocolares, garantindo que a essência do respeito e da formalidade seja sempre preservada, preservando o contacto pessoal e as relações humanas”.
Na mesa redonda “Protocolo no desporto” Teresa Romão irá destacar “a importância do respeito, da empatia e da transparência nas relações interinstitucionais e com todos os stakeholders”.
Ao mesmo tempo, irá “deixar claro que o protocolo não é, ao contrário do que muitas vezes se pensa, apenas uma série de regras rígidas, mas uma ferramenta de organização que deve ser usada com bom senso e adequada ao ambiente onde tem lugar”.
Teresa Romão é a secretária-geral da FPF desde abril de 2022, após mais de 20 anos de dedicação à instituição. Anteriormente ocupou as funções de conselheira do gabinete do presidente da FPF e de coordenadora de protocolo.
O programa completo das XIX Jornadas Internacionais de Protocolo pode ser consultado aqui.