TEDxMarvila, “uma confluência vibrante de ideias e cultura”
19-02-2025
# tags: Lisboa , Eventos , Convento do Beato
A primeira edição do TEDxMarvila, o primeiro evento TEDx em inglês em Lisboa, está marcada para o dia 1 de março.
O Convento do Beato vai receber o TEDxMarvila, que tem como tema ‘A arte de ser humano’ e que vai reunir oradores nacionais e internacionais para uma partilha de ideias e perspetivas sobre a experiência humana.
“Esta primeira edição do TEDxMarvila está preparada para ser uma confluência vibrante de ideias e cultura, com um foco especial na diversidade e criatividade de Marvila. Os participantes podem esperar uma série de palestras cativantes, apresentadas por um grupo diversificado de oradores que explorarão o tema ‘A arte de ser humano’ através das suas perspetivas únicas”, refere Anel Imanbay, que organiza o evento, que tem como objetivo “inspirar e estimular uma discussão significativa entre a comunidade”.
A responsável considera que vivemos num tempo em que há valores que precisam de ser lembrados e que os eventos são uma boa ferramenta para o fazer. “No mundo atual, marcado por um ritmo acelerado e uma forte presença digital, é essencial reconectar-nos com a nossa humanidade e com os valores que nos definem. Eventos como o TEDx oferecem uma plataforma poderosa para refletir sobre esses valores, partilhar experiências e redescobrir as nossas ligações com os outros e com o mundo que nos rodeia”, frisa.
“Eventos como o TEDxMarvila podem funcionar como catalisadores de mudança”
Os eventos podem ter impactos bastante positivos nas comunidades em que se realizam. E uma das metas do TEDxMarvila é fomentar uma ligação inspiradora e a criação de soluções criativas que possam beneficiar a comunidade local e global.
“Eventos como o TEDxMarvila podem funcionar como catalisadores de mudança, impulsionando novas iniciativas e colaborações com benefícios concretos para a comunidade. Ao reunir líderes de opinião, inovadores e criativos, conseguimos gerar ideias que podem levar a soluções tangíveis para os desafios locais, com um impacto que pode ecoar globalmente”, explica Anel Imanbay.
Marvila foi a zona escolhida, por se estar a afirmar “como um polo de cultura e inovação em Lisboa, conhecido pelas suas comunidades artísticas e cena cultural vibrante”. Segundo a organizadora, “escolher Marvila permite-nos aproveitar essa energia e criatividade, tornando-se o cenário perfeito para explorar o nosso tema e reunir um grupo diversificado de pensadores e criadores”.
O TEDxMarvila vai contar com a participação de Miguel Stanley (White Clinic), Gisela João (fadista), Jonny Thomson (filósofo), Joana Nobre (Crème de la Crème), Natalie Turner (especialista em inovação), Pedro Santa Clara (professor de finanças), Oluwole Omofemi (artista), Inês Feliciano (conservadora de património cultural) e Simon Court (coach de liderança), entre outros oradores.
Formato do evento “foi pensado para ser interativo e envolvente”
O inglês vai ser o idioma principal do evento, “para ir ao encontro da crescente comunidade internacional de Marvila e facilitar um diálogo mais abrangente que ultrapasse as fronteiras locais”.
Anel Imanbay acrescenta que “esta abordagem ajudar-nos-á a chegar a um público mais vasto e a garantir que as ideias partilhadas sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas, tanto a nível local como global”. De qualquer forma, “todas as palestras vão ser traduzidas em tempo real para português através de uma aplicação de IA – a Stenomatic”.
O formato do evento “foi pensado para ser interativo e envolvente, proporcionando várias oportunidades para os participantes interagirem com os oradores e entre si”. O programa prevê sessões de networking, coffee breaks e outros momentos, para “enriquecer a experiência de aprendizagem e promover ligações mais profundas entre os participantes”.
Comparativamente a outros eventos TEDx, esta edição apresenta novidades. No evento de Marvila, vai ser incluída “uma exposição de arte exclusiva que complementa o nosso tema, oferecendo uma narrativa visual das palestras”. Trata-se da mostra ‘The Heart of Being Human’, que reúne obras de vários artistas e que tem curadoria de Carlos Pissarra, Alina de Oliveira e Lia Proti.
Vão ser também integrados outros “elementos interativos, como atuações ao vivo e projetos colaborativos, que permitirão aos participantes interagir diretamente com o conteúdo”, adianta.
O evento é feito essencialmente com trabalho voluntário e, de acordo com Anel Imanbay, um dos principais desafios na mobilização dos meios necessários é “garantir que temos as competências adequadas e um número suficiente de pessoas para responder às exigências do evento”.
“Confiamos muito na dedicação e paixão dos nossos voluntários. Alinhar os esforços de todos em torno de um objetivo comum, manter padrões elevados e garantir a motivação da equipa pode ser exigente, mas é também extremamente recompensador”, conclui.

© Maria João Leite Redação
Jornalista