WeDoVisit, a app que vai ao encontro das preferências dos turistas

Entrevista

18-08-2022

# tags: Porto e Norte de Portugal , Turismo , Turismo de Negócios , Tecnologia

A aplicação surgiu para “dar resposta a uma nova forma de fazer turismo”, explica Ana Bessa, Marketing & Communication manager da WeDoVisit.

A ideia é que o turista que visita a região do Porto e Norte tenha acesso a um conjunto de propostas personalizadas, selecionadas a partir de um breve questionário, onde o utilizador pode dar conta do seu ideal de férias ou do tipo de viagem que tem em mente. Desta forma, a app vai dar a conhecer a oferta da região, indo sempre ao encontro das preferências do seu utilizador.

Uma vez que, quando tem tempo livre, o turista de negócios tem motivações e interesses semelhantes a um turista de lazer, a app pode ser também uma ferramenta útil para este segmento. No entanto, está prevista para breve a inclusão de novas funcionalidades direcionadas mais concretamente para o turismo de negócios, como contou Ana Bessa, que à Event Point falou dos objetivos e dos serviços da WeDoVisit, da forma como inclui o turismo de negócios e eventos, e ainda do feedback de utilizadores e empresas, que, frisa, “está a ser muito positivo”.

A WeDoVisit foi lançada em março e conta já com cerca de 800 utilizadores de vários pontos do globo. Com a chancela do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a app é gratuita e tem conteúdos em português e em inglês.

Como surgiu a ideia de criar esta app e como funciona?

A WeDoVisit foi pensada para dar resposta a uma nova forma de fazer turismo, tendo em conta as mais recentes tendências de mercado e um novo perfil de visitante que se começa a afirmar. Uma forma mais autónoma e pessoal, onde cada turista assume as rédeas da sua estadia e define os seus planos de passeio, propondo-se a conhecer o destino ao seu ritmo e privilegiando as ofertas que mais se adequam às suas motivações e interesses.

Tomando como exemplo soluções semelhantes que outros destinos internacionais apresentam, a WeDoVisit quis colocar a inovação digital ao serviço do turismo e desenvolver uma aplicação exclusivamente direcionada à promoção da oferta do Porto e Norte de Portugal. Contando com a chancela do Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta aplicação apresenta-se, desta forma, como a app oficial deste destino e uma plataforma privilegiada que estabelece pontes entre turistas e empresas do setor. Todos os conteúdos da aplicação estão, para já, disponíveis em português e em inglês, havendo a vontade de, futuramente, serem disponibilizados noutros idiomas, como forma de proporcionar consultas mais direcionadas aos principais mercados da região.

Que tipo de serviços oferece e que a torna diferenciadora?

Reunindo toda a informação numa única plataforma, a WeDoVisit permite o acesso a um vasto leque de opções que compõem a oferta da região do Porto e Norte. De uma forma fácil e intuitiva, os utilizadores da app têm à sua disposição várias funcionalidades que lhes permitem explorar o mapa da região, consultar informação sobre os principais pontos de interesse, pesquisar ofertas turísticas por categoria e assinalar os locais favoritos. O principal destaque vai, no entanto, para a possibilidade de, a partir de um breve questionário que aufere as suas preferências pessoais, o visitante conseguir encontrar um conjunto de artigos e sugestões sobre o que pode fazer e visitar na região. A ideia é que estas propostas personalizadas possam guiá-lo e servir de inspiração para partir à descoberta do destino, de acordo com o tipo de viagem que tem em mente.

Por outro lado, para além de dar a conhecer aos turistas a oferta do Porto e Norte, sendo representativa da diversidade de experiências que aí é possível viver, a WeDoVisit funciona também como uma montra privilegiada para as empresas locais, promovendo, de forma transversal, todo o território da região: do Porto ao Minho e do Douro a Trás-os-Montes. A expectativa é a de que esta app se torne, igualmente, numa ferramenta útil para gerar oportunidades de promoção e de captação de turistas para locais menos convencionais e tradicionalmente menos visitados como, por exemplo, as zonas do interior.

Consideram que esta pode ser uma ferramenta útil também para o turismo de negócios?

Sem dúvida. Desde logo porque, no tempo livre que tem na região, as motivações e interesses de um turista de negócio acabam por se assemelhar às de um turista de lazer. Com a vantagem de, através do questionário associado à funcionalidade ‘WeDoGuide’, poder otimizar o seu tempo e as suas pesquisas e encontrar, de forma fácil e rápida, propostas e sugestões que vão ao encontro do seu perfil (ou das pessoas que o acompanham durante a sua estadia), baseadas naquilo que procura e tendo em conta o momento em que se encontra a visitar a região. No entanto, muito em breve, a aplicação irá ser alvo de um upgrade que irá incluir, entre outras novidades, novas funcionalidades especialmente direcionadas ao turismo de negócios.

De que forma a app pode beneficiar o turista de negócios? E de que forma está a ser comunicada para este tipo de turista?

Nesta fase de lançamento, a comunicação tem estado essencialmente focada no turismo de lazer. A nossa primeira prioridade tem sido criar uma base de informação transversal e consistente em torno da oferta da região, que nos permita depois começar a direcionar esforços para segmentos mais específicos, entre os quais o turismo de negócios. Desta forma, para além da otimização de tempo e das pesquisas direcionadas que atualmente a app proporciona ao visitante, o upgrade que temos previsto para a aplicação trará outros benefícios específicos para os turistas de negócios.

Está prevista uma maior inclusão de propostas direcionadas a este segmento?

Sim. Muito em breve, a aplicação vai apresentar uma nova categoria de pesquisa – ‘Business’ –, onde serão apresentados os principais venues da região, com propostas diversas, capazes de dar resposta aos mais diferentes tipos de eventos, em termos de equipamento, cenário, localização, dimensão, etc. A ideia é que a app possa também funcionar como uma montra estratégica para as empresas de toda a região promoverem os seus espaços, mantendo-se o objetivo desta ferramenta funcionar como um contributo para potenciar a captação de pessoas e de eventos para destinos alternativos e menos convencionais. Por sua vez, os profissionais de turismo de negócios terão a possibilidade de encontrar, reunidas numa única plataforma, um conjunto de sugestões específicas para o evento que têm em mente, com acesso a contactos diretos e a propostas surpreendentes.

Também o questionário associado à funcionalidade ‘WeDoGuide’ vai passar a integrar perguntas especificamente direcionadas ao turista de negócios, de forma a poder apresentar-lhes sugestões e conteúdos úteis e relevantes, capazes de dar resposta esta motivação concreta. Para além de sugestões de caráter informativo, um dos objetivos próximos passa pela criação e divulgação de ofertas promocionais especiais, pensadas em conjunto com os parceiros da app, o que transformará a aplicação num canal privilegiado de comunicação entre empresas e visitantes.

A app prevê a divulgação de informação sobre eventos nos destinos? Se sim, que tipo de eventos?

Alguns dos principais eventos da região estão já a ser divulgados na app, com destaque para os eventos lúdicos e culturais que têm maior potencial de atração de turistas, nacionais e internacionais. Em cima da mesa está a possibilidade de, num futuro próximo, os eventos ganharem uma área de maior destaque na aplicação e de se criar uma agenda que apresente, de forma regular e atualizada, tudo o que se passa na região ao longo do ano.

Como tem sido o feedback de utilizadores e empresas?

Até ao momento, o feedback está a ser muito positivo. Lançada em março deste ano, a WeDoVisit conquistou a chancela do Turismo do Porto e Norte de Portugal e conta já com cerca de 800 utilizadores, provenientes de países como Portugal, Brasil, França, Espanha, EUA e Países Baixos. A relevância e a inovação desta ferramenta têm vindo a ser reconhecidos de forma crescente, estando a WeDoVisit entre os candidatos para a edição deste ano do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inovador.

Numa altura em que o Porto e Norte ganha novamente força entre os destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais, a aplicação está também a despertar o interesse junto das empresas de turismo da região, que veem na aplicação não só uma montra eficaz para promoverem as suas ofertas, mas também um canal estratégico para chegarem aos turistas de uma forma mais direcionada. Neste contexto, a WeDoVisit tem vindo a estabelecer uma série de parcerias e de iniciativas de cross-selling com vários agentes do setor, de forma a potenciar a divulgação crescente da app junto de turistas nacionais e internacionais e uma maior diversidade no tipo de experiências apresentadas. Entre os parceiros deste projeto estão já nomes como os hotéis Moov, o Hard Rock Cafe Porto, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, os icónicos cafés Majestic e Guarany, o Museu Futebol Clube do Porto ou as empresas LUGGit e City Lockers, entre outros.

Percebemos também que há muitas empresas expectantes e que estão a acompanhar a evolução da app, para poderem compreender a melhor forma de tirarem partido desta ferramenta para o seu negócio. Acreditamos que o crescimento sustentado que a aplicação tem vindo a registar e a adesão de novos parceiros que o projeto continua a somar são argumentos fortes que irão ditar o sucesso da WeDoVisit.

© Maria João Leite Redação