97% dos membros da IAPCO oferecem soluções digitais
23-11-2020
Num inquérito realizado pela IAPCO (The International Association of Professional Congress Organisers), em Agosto, mostrou que a maioria das reuniões ou congressos aprazados para 2020 migraram para o online. 97% dos membros da associação (ao todo são 135 membros) reajustou-se rapidamente e começou a oferecer soluções digitais para os seus clientes. A partilha foi feita por Martin Boyle, CEO da IAPCO, um dos oradores convidados na edição de 2020 da IT&CMA.
Inquiridos sobre o futuro, e como se imaginam daqui a um ano, os membros apontam um decréscimo de 77% em eventos só presenciais, e um aumento de 81% em eventos virtuais e de 94% em eventos híbridos.
Martin Boyle lembrou um estudo da Kenes, que inquiriu cerca de 100 profissionais de saúde e que pode apontar alguns caminhos de futuro. Estes profissionais disseram que o mais importante nos eventos virtuais é a disponibilização dos conteúdos por diversos meses depois do evento propriamente dito. Em segundo lugar poder haver uma mescla entre os conteúdos pré-gravados e o live, e em terceiro a possibilidade de existirem discussões online e chats. Nas exposições virtuais, os profissionais de saúde apontam como mais importante em termos de engagement: o live Q&A, stands com atividades online, e os chats.
Então o que se pode esperar em termos de meeting design para o futuro? Martin Boyle aponta o virtual como um ‘must’ no curto prazo, e o híbrido como ‘default’ para o futuro. Lembra ainda que os eventos multi-hub ou multi-destinos vão emergir, que a flexibilidade para inscrições à última hora deve ser reforçada, bem como a questão da interatividade das plataformas. Vai permanecer importante distribuir o conteúdo de uma forma profissional e ter oradores especialistas.
Cláudia Coutinho de Sousa