Adiada por um ano a Expo 2020 no Dubai
13-05-2020
A Expo 2020 no Dubai foi adiada para o próximo ano, devido à pandemia por Covid-19, que está a afetar o mundo. A Exposição Mundial está agora marcada para entre os dias 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
Dois terços dos Estados-membros do Bureau International des Expositions (BIE) votaram já a favor do adiamento por um ano da Expo 2020 Dubai – que vai manter a designação –, o que dá tempo para que todos os participantes possam ultrapassar esta situação, causada pelo novo coronavírus. A decisão será formalmente aprovada a 29 de maio, altura em que termina o prazo para os membros se pronunciarem.
“Congratulamo-nos com a decisão dos Estados-membros do BIE em apoiar o adiamento por um ano da Expo 2020 Dubai. Agradecemos aos Estados-membros pelo seu compromisso contínuo de contribuir para a Expo 2020 no Dubai, que vai ter um papel fundamental na formação de um mundo pós-pandemia no momento em que vai ser mais necessário”, refere Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente do Alto Comité da Expo 2020 Dubai, acrescentando: “Esta afirmação da comunidade internacional sobre a oferta do Dubai e sobre a sua capacidade de entrega reforça o nosso compromisso de combinar a ambição com a conquista de acolher um evento que vai captar a imaginação do mundo, quando chegar a hora certa.”
Por seu lado, Dimitri S. Kerkentzes, secretário-geral do BIE, aplaude a decisão e considera que, com este apoio ao adiamento do evento, “é um sinal renovado de solidariedade e demonstra a vontade partilhada de um trabalho coletivo na ‘criação do futuro’”. O responsável acrescenta que, desta forma, os Estados-membro do BIE estão a dar ao mundo a “oportunidade de se reunir em 2021, quando, juntos, podemos responder aos desafios que a humanidade enfrenta e celebrar a união e solidariedade que nos fortalecem. Com o tema ‘Connecting Minds, Creating the Future’, a Expo 2020 Dubai vai oferecer ao mundo uma plataforma única para partilhar lições, soluções e ideias para um amanhã melhor”.
Esta é a primeira vez que um país do Médio Oriente é palco de uma Exposição Mundial. A Expo 2020 Dubai, que vai acolher 192 países, espera dar as boas-vindas a 25 milhões de visitantes.