Apresentada a nova rota que liga Lisboa a Pequim

23-07-2019

Beijing Capital Airlines liga Lisboa a Pequim através de Xi´an e facilita intercâmbio bilateral de cultura, turismo, comércio e negócios.
No ano que marca o 40º aniversário do estabelecimento oficial das relações diplomáticas entre Portugal e China, a Beijing Capital Airlines apresenta a rota Lisboa-Xi´an-Pequim com vista a promover o intercâmbio e a cooperação cultural e de negócios entre as duas regiões.


 
A descolar a partir de 30 de agosto de 2019, o voo realiza-se todas as semanas às quartas, sextas e domingos em aeronaves Airbus A330, com 17 lugares em classe executiva e 235 em económica. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, em evento que contou com as presenças do embaixador da China em Portugal, Cai Run; o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, além de outras autoridades dos dois países.
 
Segundo Liang Gui, vice-governador executivo de Shaanxi, a província aonde está localizada a cidade de Xi´an é o ponto de partida da antiga Rota da Seda e agora será ponto de intercâmbio turístico, cultural e de negócios entre Portugal e China.
A nova rota configura uma importante estratégia de estímulo ao turismo de chineses em Portugal, garante Luís Araújo, mencionando a importância do mercado chinês que em 2018 registou a presença de 315 mil turistas no país e vem marcando um crescimento médio anual de 25% nos últimos três anos.
 
“Só nos primeiros cinco meses deste ano, a China já é o segundo país com o maior crescimento em Portugal, com um índice de 17%”, frisou o presidente do Turismo de Portugal. Para facilitar ainda mais o acesso dos turistas chineses, confirmou a revisão da atribuição de vistos para a zona Schengen, com uma simplificação do processo de emissão de vistos de turismo e a possibilidade de iniciar o processo com seis meses de antecedência por via eletrónica, e a emissão de vistos de múltiplas entradas até cinco anos.
 
Importância histórica e eventos


 
Xi`an, a capital da província de Shaanxi, que vai ser o hub entre Lisboa e Pequim, é uma cidade importante na história da China e do mundo uma vez que é ponto de partida da antiga Rota da Seda. Muitas das atrações turísticas, como os Guerreiros de Terracota da dinastia Qin, a Muralha da China ou o grande Pagode do Ganso Selvagem, configuram Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Em termos de eventos, a extensa rede hoteleira, os incontáveis espaços para eventos e grandiosos centros de convenções oferecem infraestruturas de qualidade aos meeting planners portugueses. E agora com uma ligação aérea três vezes por semana.