Bacardi lança team building virtual
27-11-2020
A companhia envia directamente das suas destilaria para casa dos colaboradores um kit exclusivo, contendo a bebida e demais ingredientes, bem como o material necessário para fazer cocktails. Um mixologista e um apresentador são os facilitadores da atividade, promovendo a interação, e ensinando os participantes a criarem os seus próprios cocktails. Estes são partilhados com a restante audiência, num momento de convívio.
“Ao testarmos este evento descobrimos que proporcionava muito divertimento, muita união do grupo, muita ligação entre as pessoas e percebemos que funcionava”, conta Will Brix, responsável do departamento de MICE da Bacardi. E por isso podia encaixar como uma luva nos clientes MICE, que necessitam de continuar a comunicar com públicos internos e externos. Esta atividade pode funcionar como uma ação de team building por si só, mas também em conjunto com outros eventos, sejam congressos, reuniões, etc. “É basicamente um espetáculo, no qual os participantes fazem parte”, sublinha o responsável. E é uma espécie de três eventos em um. O primeiro quando as pessoas recebem o kit em casa e o respetivo unboxing, depois o evento propriamente dito, e depois do mesmo ainda têm três quartos do produto e as respetivas ferramentas para replicar os cocktails aprendidos.
A solução tem ainda sido usada em eventos híbridos, com algumas pessoas presencialmente nos estúdios da Bacardi, e a transmissão online para o restante público.
Para já este serviço está disponível em alguns países europeus como o Reino Unido, Itália ou Espanha, mas o próximo passo é alargar internacionalmente. A resposta dos clientes tem sido “ótima”, refere Will Brix, tanto que é um produto que pode ficar mesmo depois da pandemia estar resolvida.
MICE em crescendo até que o mundo mudou
A empresa conta com espaços em diversos países, onde recebem convidados, consumidores, participantes em tours e experiências, para aproximar as diversas marcas de bebidas que representa dos diversos públicos. Este know how adquirido potenciou a que, desde 2019, o MICE se tornasse parte da estratégia global da empresa. Segundo Will Brix, “alguns sites já estavam a fazer MICE mas desde 2019 tornou-se global e quisemos competir enquanto venue nesta indústria”. E rapidamente tornou-se muito importante. Além de receberem eventos, podem organizar competições de cocktails como atividade paralela e outras experiências no âmbito dos incentivos e team-building. Com a covid-19 tudo mudou e a necessidade de adaptação tornou-se muito relevante. Visitas virtuais para o segmento e outras atividades foram levadas a cabo para manter a comunicação fluída. E as novas soluções virtuais de team building inserem-se nesta estratégia de oferta de produtos para o setor.