Brasil, destino do seu próximo evento
10-02-2020
Depois de um ano a morar em Lisboa, neste mês de janeiro fui passar alguns dias ao Brasil. Além de questões pessoais, interessava-me apresentar pessoalmente a revista em inglês, Brazil Edition, encarte da Event Point International, para promoção mercado brasileiro internacionalmente. Mais do que conteúdo editorial cuidadoso e curado com o objetivo de promover o Brasil como destino para a meetings industry, a publicação visa ser uma vitrina para fornecedores, equipamentos, hotéis e serviços de excelência no mundo dos eventos corporativos e associativos.
Organismos como a associação dos gestores de viagens corporativas – ABRACORP, dos organizadores de congressos – ABEOC, dos convention bureau e entidades de destinos – Unedestinos e das empresas de marketing promocional – AMPRO tiveram a oportunidade de conhecer a publicação e mostraram-se entusiasmadas em contar com um veículo sério que pode dar voz internacional às iniciativas e empresas brasileiras em todo o mundo.
A diretora do Centro de Convenções Rebouças, Ana Luisa Diniz Cintra, os consultores Vanessa Martin e Fernão Loureiro, o presidente da comissão extraordinária de apoio ao desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia, Rodrigo Goulart, o diretor da MCI Brasil, Juarez Carvalho e o diretor da Renase, Rodrigo Stocco, receberam também os seus exemplares pessoalmente e puderam conferir a qualidade do produto editorial que vem sendo distribuído pela Event Point Internacional e que vai estar ao longo de 2020 nas principais feiras de negócios do setor promovendo o Brasil no idioma dos eventos, o inglês. Como a Conventa que aconteceu na última semana em Lubljana, na Eslovénia.
Lançada durante a IBTM, em Barcelona, a publicação é resultado do interesse que o Brasil vem atraindo no setor de eventos e viagens de incentivo, destacando-se pela malha aérea que se diversifica para oferecer cada vez mais destinos, privilegiando estados de norte a sul do país continental. A primeira edição contou com anunciantes como a agência de eventos Renase e o Convention Bureau de Guarulhos, importante hub para conexões e destino de eventos.
Até a próxima edição impressa da revista, em 2020, os conteúdos sobre o Brasil e o mercado MICE podem ser lidos quinzenalmente aqui nesta coluna online Mice Business Brasil e também na página com o mesmo nome que a partir deste ano também estará na revista Event Point International impressa e distribuída nos principais eventos do mercado internacional.
Destaques
- Em junho, o estado de Alagoas ganha um voo direto da TAP, ligando Lisboa a Maceió. O estado também será destaque em diversas ações durante a BTL em março, aqui em Portugal.
- Depois de um ano de 2019 tímido em termos de promoção em feiras internacionais, o Brasil inicia 2020 chamando a atenção durante o The New York Travel Show, em Nova Iorque, ao ganhar o prémio de melhor stand do evento. Foi a primeira vez que o país conquistou este prémio num evento que reúne 700 expositores de 175 países e foi visitado por 25 mil pessoas. O stand brasileiro tinha 93,5 metros quadrados e destacava as cores nacionais e os destinos de Ilhabela, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.
- Também em Nova Iorque, só que agora no setor de hospitalidade, o Brasil também se destacou através da Aviva, detentora dos destinos Costa do Sauípe e Rio Quente que foram premiados com troféu de bronze em duas categorias dos Adrian Awards 2020. Trata-se de prémios da HSMAI – Hotel Sales & Marketing Association International que destaca anualmente as melhores iniciativas online de marketing e vendas. Heber Garrido, diretor de Experiência Marketing e Vendas representou a Aviva no evento.
- A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, em 27 anos de atuação, cria pela primeira vez o cargo de presidente executivo. Quem assume o desafio de ampliar a representatividade da entidade é Alexis Thuller Pagliarini que há quatro anos atuava como diretor geral superintendente da FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda).
Alexis Thuller Pagliarini
Pagliarini tem uma longa carreira como executivo do mercado de live marketing, com passagens por Coca-Cola, Honda, WTC Events Center e também como vice-presidente da entidade que agora preside.
“O Live Marketing sempre esteve presente na minha vida profissional. Mesmo durante a recente atuação na FENAPRO, fiz dos eventos uma importante ferramenta para criar valor à entidade”, diz o executivo.
Rose de Almeida é blogger e empreendedora do setor MICE. É meeting planner na CPL Meetings & Events. Mora em Lisboa e faz a ponte entre Portugal e Brasil promovendo conhecimento, relacionamento e negócios entre os dois países