BTL apresenta a BTL Cultural

13-02-2019

Uma das novidades da BTL é o espaço dedicado à cultura.

A 31ª edição da principal feira de turismo portuguesa vai estrear a BTL Cultural, um espaço dedicado à divulgação dos agentes culturais enquanto promotores do sector turístico. O claim é BTL Cultural - where culture meets tourism.

A área da BTL vai estar localizada no pavilhão 2 e irá permitir uma experiência imersiva ao panorama e agentes culturais do nosso país. O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. A Fundação Oriente, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) Centro Cultural de Belém, Parques de Sintra, Fundação de Serralves, Culturgest, Direção Geral do Património Cultural, Museu da Vista Alegre ou Teatro Nacional D. Maria II são algumas das presenças confirmadas na 1º edição da BTL Cultural.

O espaço terá uma forma circular, permitindo uma visualização 360º.

Fátima Vila Maior, directora de Feiras da FIL, destaca “um dos grandes desafios da BTL, ano após ano, é inovar. Nesta edição apostamos numa área dedicada à cultura e à divulgação da oferta cultural e dos seus agentes promotores, Cultura como alavanca de outros tipos de turismo e de público que são necessários atrair para Portugal.  Cultura como forma de afirmação de identidade e daquilo que nos distingue de outros destinos no mundo”.

Já Susana Prudêncio, da Fundação Calouste Gulbenkian, defende que “foi com muita satisfação que a Fundação Calouste Gulbenkian recebeu o convite para ser parceira da BTL para este projeto em concreto. As parcerias entre os vários agentes socioeconómicos fazem cada vez mais sentido, especialmente num país como Portugal. O crescimento do turismo do nosso país traz inevitavelmente novos desafios, também ao sector da Cultura como motor do próprio crescimento turístico, por isso a importância de iniciativas como a BTL Cultural.”

A BTL decorre de 13 a 17 de Março.