Chefs On Fire: um evento para celebrar a comida e a música
13-08-2018
Sete chefs a cozinharem com fogo, seis concertos musicais, vários produtores nacionais e o público compõem a lista de ingredientes do Chefs On Fire, um evento que junta comida e música e que vai decorrer a 23 de Setembro, no espaço FIARTIL, em Cascais.
O festival, lançado pelos criadores do The Presidential Train, desafia Ljubomir Stanisic, Miguel Rocha Vieira, João Rodrigues, António Galapito, Vasco Coelho Santos, Pedro Lemos e Manuel Maldonado a cozinhar com fogo, fumo e lenha, em torno de um ‘fire pit’ de 90 metros quadrados, e ao som de Frankie Chavez, Tiago Bettencourt, Deixem o Pimba em Paz, Budda Power Blues, Best Youth e Salvador Sobral canta Gershwin, Porter e Carmichael.
A ideia do Chefs On Fire passa por “desconstruir a ideia pré-formatada dos chefs como artistas inalcançáveis, presos a um território elitista e fechados dentro dos chavões rígidos da alta cozinha”, conta em comunicado Gonçalo Castel-Branco, criador do festival.
O evento destaca-se também pela responsabilidade ambiental. O evento assume um posicionamento 100% ‘plastic free’, sendo que a comida vai ser servida em louça japonesa de bambu e cana de açúcar. Além disso, por cada bilhete vendido, cinco euros vão reverter para os bombeiros do Estoril, tal como as receitas de um futuro livro e exposição com as imagens do evento registadas por fotógrafos como Arlindo Camacho, Tiago Pais e Maria Midões.
“Este não é apenas um evento de comida e música, porque assume uma abordagem interventiva e pedagógica de responsabilidade ambiental. Portugal defronta cada vez mais gravíssimos problemas na área dos incêndios, e sabemos que com as alterações climáticas esse drama só vai piorar. É imperativa uma abordagem de pedagogia e respeito pelo fogo, pelos bombeiros e pelo ambiente, sendo que esta é uma das premissas que sustentam todo o conceito do Festival Chefs on Fire”, sublinha Gonçalo Castel-Branco.
O evento vai contar ainda com zonas dedicadas a workshops, aulas e palestras sobre o fogo. Mais informações em www.chefsonfire.pt.