Congresso da AIOP: um evento científico imersivo, virtual e interativo
22-04-2020
A 12ª edição do congresso da AIOP – Academia Italiana de Odontologia Prostética vai ser 100% digital. O encontro, que conta com a colaboração da AIM Group International e com o suporte técnico da Tecnoconference – TC Group, vai decorrer virtualmente de 30 de abril a 2 de maio.
Inicialmente marcada para o Centro de Congressos de Riccione, em Itália, a Reunião Mediterrânea AIOP teve de ser transformada numa experiência virtual e interativa. A pandemia por Covid-19 obrigou a uma solução criativa para a realização do evento, que promove a partilha de conhecimento e o networking, permitindo ainda a visibilidade dos patrocinadores.
Definidos os conteúdos científicos, confirmados os patrocínios e registados bastante participantes, a transformação de um evento real numa experiência digital estava pronta a avançar. Através da plataforma ‘AIOP On Air’, os delegados vão conseguir acompanhar e participar nas sessões, interagir com oradores e trocar impressões com outros participantes, através de salas de chat e sistemas de votação.
O “venue virtual” vai ter um layout realístico e imersivo, com diferentes cenários gráficos, que vão ao encontro do tipo de sessões. Entre os vários formatos disponíveis vai estar o de talk show, onde serão discutidos tópicos e o público será o júri. Nas sessões, os oradores podem manter as suas apresentações com slideshows e vídeos, bem como podem responder a questões em direto. Além disso, existirá uma área de exposição, onde vai haver a possibilidade de seguir itinerários temáticos (live ou on-demand), de consultar apresenta apresentações e documentos corporativos, e de participar em reuniões one-to-one (ou vários) com os expositores. Vão existir 13 modos de interação, dividida em três categorias: Branding, Conteúdo de Vídeo e Meet the Sponsor.
“Estou convencido que este evento inovador, cuja origem é sem dúvida causada pela emergência da Covid-19, transformará uma limitação numa oportunidade, abrindo novos horizontes mesmo para o futuro após a emergência cessar”, explica em nota de imprensa Carlo Poggio, presidente da AIOP, a primeira sociedade científica italiana a experimentar esta solução.
Os conteúdos do evento vão estar todos disponíveis, sob pedido, durante um ano, podendo ser encontrados num motor de pesquisa interno conteúdos relacionados com oradores, palavras-chave, etiquetas ou tópicos, com uma temática personalizada.
“Estou muito feliz pela AIOP ter decidido tomar um rumo num caminho inovador juntamente connosco, reprogramar o evento na íntegra em apenas algumas semanas”, refere Rosangela Quieti, diretora-geral do Departamento de Congressos da AIM Group International, acrescentando: “Como profissionais de eventos sabemos que numa situação de crise temos que aplicar os nossos profundos conhecimentos das necessidades das sociedades científicas e das empresas e dos processos de aprendizagem para criar efetivamente eventos virtuais.As tecnologias avançadas permitem-nos criar vias educacionais e experimentais que sejam ‘user-friendly’, envolventes e interativas para que mantenham as atenções altas e facilitem a típica troca de conhecimento dos eventos ao vivo.”
Também Patrizia Semprebene Buongiorno, vice-presidente da AIM Group, considera que, apesar do distanciamento social, “a necessidade de conhecermos pessoas, empresas e representantes de associações cara-a-cara, prevalecerá”, sublinhando acreditar no poder dos eventos, “onde as pessoas interagem, colaboram, aprendem e constroem relações”. E acrescenta: “Neste momento, os eventos apenas podem acontecer online, mas a transformação digital é parte de um processo de evolução mais vasto que, começou por uma causa específica, durará no futuro. Na AIM Group, rapidamente criámos equipas interfuncionais, tendo disponível o nosso know-how para melhor apoiar os nossos clientes a gerar ideias para criar novas experiências e para trabalhar em conteúdos num modo interativo.”