Consultório de Protocolo: Uso da máscara pelos oradores

09-12-2021

# tags: Protocolo , Eventos

As nossas especialistas de protocolo, Cristina Fernandes e Susana de Salazar Casanova, respondem às perguntas dos leitores.

Pergunta: Tenho reparado que nas cerimónias alguns oradores usam máscara e outros não. Como se deve gerir estas situações?

Resposta: Começamos a verificar, com enorme satisfação, que os eventos presenciais regressam a bom ritmo. Porque a pandemia perde força, porque nos vamos habituando a conviver (também) com este vírus, porque as atividades económicas têm que prosseguir.

Para além da normativa legal, cujo cumprimento é indiscutível, de facto observamos que, em alguns momentos, existe dúvida quanto à utilização de máscara de proteção, nomeadamente em espaço de presidência, durante apresentações e discursos e nas fotografias de grupo. Através da simples observação, constata‑se que nestas e noutras situações no âmbito da participação em eventos e cerimónias, algumas pessoas (mesmo entidades oficiais) usam máscara e outras não.

A mensagem transmitida nesses momentos não é, portanto, coerente.

Neste sentido e, enfatizamos, cumprindo sempre com a regulamentação oficial, cabe à entidade anfitriã/organizadora definir se em determinado espaço/momento todos deverão usar máscara, ou não. Assim, o que sugerimos é que os organizadores perguntem aos oradores previamente se se sentem confortáveis, por exemplo, com a não utilização de máscara, e seja antecipadamente combinado/informado que em espaço de presidência e ao longo dos discursos as pessoas envolvidas sejam dispensadas do uso de máscara, ou o contrário. Tal pode acontecer igualmente em fotografias de pequenos grupos, por exemplo, sobretudo se ao ar livre.

Sugere‑se que esta decisão seja tomada sempre antes do momento do evento, de forma a evitar todo o tipo de indecisões e consequentes constrangimentos, o que transmitiria uma imagem pouco profissional. Esta preocupação é, agora, mais um elemento que acresce ao planeamento.

Em caso de num espaço de presidência (e exclusivamente neste espaço e momento) se optar pela não utilização de máscara, recordamos a necessidade de cumprir com o distanciamento entre pessoas, bem como de proceder à higienização do púlpito entre um orador e outro.

Envie-nos também a sua pergunta para info@eventpointinternational.com

© Cristina Fernandes e Susana Casanova Opinião