Conventa: “Ainda mais fortes depois da crise”

30-08-2021

A Conventa Week, em Ljubljana, deixou um claro sinal de que o setor dos eventos já entrou num novo capítulo.

Networking, discussão de ideias, centenas de pessoas no mesmo espaço, num ambiente de segurança, mas também quase de festa pelo tão ansiado reencontro. E sim, estamos a falar de algo que aconteceu em 2021. Entre 24 e 27 de agosto a Conventa Week levou a Ljubljana, na Eslovénia, 75 expositores, mais de 100 hosted buyers e cerca de 20 storytellers que falaram sobre o que se passou no último ano e meio, mas mais ainda sobre o que vai acontecer a partir de agora.

Para quem ainda se debate para sair de 2020 isto pode ser um spoiler alert, mas em agosto de 2021 a indústria MICE está já num novo capítulo e a Conventa foi a melhor prova disso. Em janeiro de 2020 foi um dos últimos eventos a decorrer antes da chegada da pandemia. Em agosto de 2021 foi um dos primeiros a voltar. 

eventpoint eventos turismo de negócios

O digital esteve lá, nas reuniões por zoom e nas participações de alguns oradores durante a conferência Conventa Crossover, que decorreu no último dia de uma semana intensa. Mas o presencial superou o digital, o que, hoje em dia, é algo encorajador.  

Na feira, no Ljubljana Exhibition & Convention Centre, máscaras, sinalética a assinalar percursos de entrada e saída, controlo de entradas e um centro de testes para quem não estava ainda vacinado nem tinha um resultado negativo para apresentar indicavam claramente que estamos em 2021 e que aquele era um local onde a segurança e a saúde eram levadas a sério. 

eventpoint eventos turismo de negócios

Mas o vai e vem de pessoas, a energia das conversas mais ou menos informais, das reuniões e dos contactos que se trocavam indicavam, também, que este o setor está a virar a página e decidido a recuperar rapidamente do impacto da pandemia. 

Ganhar a Volta a França em Ljubljana   

O facto de os expositores e hosted buyers terem feito questão de estar fisicamente na capital eslovena deixava já antever a enorme vontade de retomar o que a Covid-19 suspendeu. 

Para a organização, este foi um claro sinal de que tinha tomado a decisão certa ao avançar com este formato, apesar de todas as limitações e receios que ainda possam existir entre os participantes.

“Trouxemos a Ljubljana mais de 150 compradores de mais de 20 países, o que, para nós, e durante esta crise, é quase como ganhar a Volta à França ou a Vuelta”, confessava à Event Point, no fim do evento, Gorazd Cad, cofundador da Conventa.

eventpoint eventos turismo de negócios

Razões para que o natural cansaço de organizar um evento de cinco dias nas atuais condições fosse compensado pela felicidade de ter atingido o objetivo. Mas também de ver a forma como a indústria está a reagir a um período bastante difícil

“É uma mensagem positiva do sector. A mensagem de que estamos fortes, ainda mais fortes depois da crise. Presencialmente ou online quiseram partilhar connosco esta mensagem positiva”, reforçou.

Sem ter ainda tido tempo para “assimilar todas as mensagens” que a Conventa (e particularmente a Conventa Crossover) deixou, Gorazd Cad sintetizou uma das principais: “ O setor vai ser diferente depois disto, mas definitivamente mais sustentável e mais centrado nos participantes e nas suas necessidades”. 

Os Conventa Best Event Award 2021 - e o facto de tantos eventos de qualidade terem sido feitos durante um período desafiante - é, no seu entender, outro indicador “de que algo se passa na região” conhecida como “Nova Europa”. 

 

Olga Teixeira*
*Viajou a convite da Conventa