Crowne Plaza Porto cria horta urbana no terraço do hotel
25-09-2017
No sentido de promover uma alimentação mais saudável e mais amiga do Ambiente, o Crowne Plaza Porto criou uma horta urbana no terraço do hotel. O espaço de 300 metros quadrados vai permitir oferecer refeições mais saudáveis no restaurante Poivron Rouge e contribuir para uma cidade mais sustentável, refere o hotel em comunicado.
A decisão de instalar uma horta urbanafoi “quase imediata”, confirma Mário Carvalho, diretor do Departamento Food & Beverage. “Além de passarmos a ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos e que encaixam na perfeição com o nosso conceito de cozinha mediterrânica – pura, natural e saudável –, este é o nosso contributo para uma cidade futurista e com hábitos cada vez mais amigos do ambiente.”
A horta vai produzir vários tipos de produtos, como tomates, alfaces, ervas aromáticas, cenouras, cebolas, rabanetes, frutos vermelhos, batata-doce e flores comestíveis – sendo que as primeiras colheitas prevêem-se já para Dezembro.
De acordo com o chef Jorge Sousa, do restaurante Poivron Rouge, esta é a solução para “tornar o hotel autossuficiente em alguns ingredientes, maximizar o controlo de qualidade e conseguir ter acesso a produtos que já não se encontram facilmente no mercado”.
A Noovity Ecologia Urbana, uma startup portuense, foi a responsável pela instalação da horta, que contém autorrega, permitindo uma poupança de água global de até 80% comparando com os sistemas de cultivo tradicionais.