Dia livre em Córdoba?
04-09-2017
# tags: Espanha , Destinos , Viagens , Dia Livre
E não é preciso ir muito longe. O centro histórico de Córdoba é o testemunho da passagem dos vários povos pela cidade. Num pequeno pedaço de terra convive a Córdoba romana, visível por exemplo na ponte que une as duas margens do rio Guadalquivir, a Córdoba muçulmana e cristã, cuja mesquita-catedral é o melhor exemplo, e a Córdoba moderna, que se sente na vibe dos cafés e restaurantes que polvilham o centro.
Mesquita-Catedral
É um dos mais incríveis monumentos da Península Ibérica e um dos mais importantes registos da cultura islâmica no mundo. Deixe-se perder neste local único e acompanhe a cada passo a evolução deste edifício que começou por ser a Basílica visigótica de San Vicente. Mais tarde foi construída a mesquita primitiva. Com o crescimento da população muçulmana, Abderraman I mandou destrui-la e construir por cima outra mesquita, que seria a mais importante da cidade. Com o passar dos anos a mesquita foi ampliada mais do que uma vez. Com a reconquista cristã uma parte da mesquita foi destruída para dar lugar à catedral, mas outra grande parte foi mantida, tornando este um espaço multi-identitário verdadeiramente assombroso.
Judiaria
Vagueie pelo labirinto de ruas estreitas do bairro judeu e espreite uma das três Sinagogas ainda activas em Espanha.
Ponte Romana de Córdoba
É fã da Guerra dos Tronos? Então saiba que esta é a ponte de Volantis. Foi construída pelos romanos em I aC e reconstruída pelos muçulmanos.