Dia livre em Dubrovnik?

18-01-2017

# tags: Destinos , Viagens , Dia Livre , Croácia

Para quem vai a Dubrovnik para um congresso ou evento e tem um dia livre na agenda de trabalho, aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer.

Para quem vai a Dubrovnik para um congresso ou evento e tem um dia livre na agenda de trabalho, nada melhor do que se deixar envolver por esta cidade encantadora. Aqui ficam algumas dicas sobre o que fazer.

 

Descobrir a cidade a pé

Não há outra forma de descobrir a cidade por dentro das muralhas. E ainda bem! Depois de entrar, é fácil deixar-se envolver pelas ruelas que a compõem e encantar pelos seus monumentos. A rua principal (Stradun) liga as duas entradas e é o ponto de partida para percorrer alguns dos principais monumentos: a Igreja de St. Saviour, o mosteiro franciscano, a Fonte Grande de Onofrio ou a Igreja de St. Blaise, entre outros. Acima de tudo, deixe-se encantar pelas ruelas desta cidade que, embora reconstruída, proporciona um passeio histórico.

 

Uma volta pelas muralhas

Para ver a dimensão e a beleza da cidade fortificada é essencial uma volta pelas muralhas. Estas contornam a cidade e têm uma vista privilegiada sobre o casario, os monumentos e o mar. É necessário ter algum tempo para apreciar a paisagem e garantir que a máquina fotográfica tem a bateria cheia, já que – garantimos! – não vai faltar vontade de fotografar a cidade a cada metro percorrido.

 

Um mergulho no Mar Adriático

Se o tempo estiver quente, não pense sair do hotel sem um fato de banho, pois um mergulho nas águas quentes e cristalinas do Adriático é obrigatório. Existem duas praias junto aos portões da cidade muralhada (uma de cada lado), mas ao longo da costa pode descobrir praias paradisíacas. Em alternativa, caso o tempo não convide a mergulhos, pode sempre optar por fazer um passeio de barco.

 

Ver o pôr-do-sol no Monte Srd

Em poucos minutos um teleférico leva os turistas até ao cimo do Monte Srd, onde é possível ver toda a cidade (dentro e fora das muralhas). A Event Point aconselha uma visita ao final da tarde, uma vez que assim é possível acompanhar o pôr-do-sol e ver a cidade de várias formas: durante o dia cheia de luz, o lusco-fusco e o início da noite, com a cidade toda iluminada. E o tempo passa sem dar conta…

 

Revisitar a Guerra dos Tronos

Esta é uma dica especial para os fãs da série A Guerra dos Tronos. Todos os que acompanham as tramas de Westeros sabem que Dubrovnik é um dos cenários escolhidos pela produção. E num simples passeio pode descobrir alguns locais familiares (como o da imagem: quem não reconhece o pontão onde Sansa Stark e Little Finger conversam sobre a saída de King’s Landing?). Mas se quiser aprofundar e conhecer os 12 locais onde decorreram (e decorrem) as filmagens da série, o ideal é participar num passeio temático – sim, existem tours dedicados ao tema!
 

Maria João Leite

© Maria João Leite Redação