Dia livre em Mainz?
16-06-2017
# tags: Alemanha , Destinos , Viagens , Dia Livre
Tem algum tempo livre em Mainz? Aqui ficam os conselhos da Event Point para aproveitar ao máximo a sua estada na cidade de Gutenberg.
Quem passeia hoje por Mainz certamente não imagina que 80% da cidade ficou destruída na Segunda Guerra Mundial, incluindo a belíssima praça central e parte da espectacular catedral. Os esforços de restauro foram no sentido de manter o aspecto original, anterior ao conflito. Mainz é uma cidade com muitos jovens, ou não tivesse um dos principais complexos universitários da Alemanha, e isso repercute-se na animação do centro histórico. Por isso um dos nossos principais conselhos é que se sente numa esplanada, com um bom copo de vinho (a cultura vinícola é importante nesta região), e que aprecie o dinamismo desta cidade.
Catedral de Mainz
Este que é um dos mais importantes templos religiosos da Alemanha, começou a ser construído no ano de 975 (!), tendo sido inaugurado em 1009. O tamanho da catedral era impressionante para a época e continua a ser até aos dias de hoje, ainda que durante os tempos tenha sido parcialmente atingida por incêndios, bombas.
Museu de Gutenberg
Muito perto da catedral fica o Museu de Gutenberg e é um dos mais antigos museus de imprensa. O destaque do espólio são as duas Bíblias de Gutenberg originais. Outra actividade muito concorrida neste espaço é a reprodução do atelier de Gutenberg com demonstrações de como a impressão era feita na sua época.
Praça central
Chama-se Marktplatz e é um dos sítios mais agradáveis para relaxar, sentar numa esplanada e apreciar o quotidiano da cidade. Com sorte há eventos a acontecerem na praça. Daqui pode dar um saltinho até à beira-rio e aproveitar o final de dia no Reno.
Credits: barnyz, kristobalite