Dia livre no Dubai?
17-05-2017
# tags: Destinos , Viagens , Dia Livre , Dubai
Aproveitando um dia livre na agenda de trabalho ou uma escala mais demorada entre países, saiba o que fazer nesta cidade à beira-mar plantada dos Emirados Árabes Unidos.
Tudo é em grande escala no Dubai, que a Event Point já apelidou de “cidade dos superlativos”, onde “os sonhos podem ser transformados em realidade”. No Dubai existem arranha-céus e o edifício mais alto do mundo, mas também cultura, deserto, praia e eventos. E os planos podem ir além de um mergulho no mar, de um passeio de barco ou de uma visita a um dos parques temáticos da cidade. Atracções não faltam!
Admirar a cidade a partir do Burj Khalifa
É o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura. Subindo ao 148º andar – num elevador que faz a viagem num instantinho –, é possível admirar a cidade e o deserto, as suas estruturas e ainda The Palm, a famosa ilha artificial em forma de palmeira, que se tornou numa imagem de marca da cidade.
Ir às compras no maior centro comercial do mundo…
No Dubai Mall encontram-se uma boa parte das grandes marcas no mesmo espaço – um espaço enorme, é certo! Tão grande que é lá que se encontra o Aquário da cidade, onde vivem milhares de espécies. Se preferir fazer a visita à noite, pode sempre aproveitar para ver os espectáculos nocturnos na Water Fountain, onde a água dança ao ritmo da música escolhida.
… ou nos mercados típicos
Existem três grandes mercados, relativamente perto uns dos outros, que pode visitar se pretende encontrar algo mais tradicional. O Gold Souk é dedicado a peças de joalharia em ouro e prata e lá podem fazer-se bons negócios. No Spice Souk encontram-se as especiarias, numa autêntica viagem olfactiva. O Old Souk tem tudo, ou quase tudo: tecidos, souvenirs e peças típicas, entre muitas outras coisas.
Conhecer a cultura local
Porque é também preciso conhecer a cultura árabe e a história da cidade, sugerimos uma visita ao Museu do Dubai e à zona histórica, Bastakiya, onde se encontrao Sheikh Mohammed Center of Cultural Understanding, cujo lema é “Open Doors. Open Minds”. É nesta área que se podem encontrar algumas galerias de arte e restaurantes de comida tradicional.
Terminar o dia no deserto
É obrigatória uma visita ao deserto, por ser uma actividade diferente, extremamente divertida e muito intensa. E se for ao final do dia, e conseguir apreciar o pôr-do-sol, ainda melhor! Existem várias agências que proporcionam safaris ao Dubai Desert Conservation Reserve, com passeios de jipe ou de camelo, jantares em tendas árabes e espectáculos de danças tradicionais, que prometem tornar a experiência inesquecível.
Maria João Leite
© Maria João Leite Redação
Jornalista