Dicas para reduzir o desperdício de comida nos eventos

13-02-2017

A MeetingNet destaca algumas sugestões para reduzir a quantidade de comida desperdiçada num evento, tornando-o mais sustentável.

É muito o desperdício de comida no final de um evento? A MeetingNet publicou algumas sugestões da Positive Impact para ajudar a reduzir a quantidade de comida que vai para o lixo. Aqui ficam algumas das dicas para tornar o seu evento mais sustentável

 

1. Comprar comida produzida localmente
Comida produzida localmente significa menos emissões de gás emitidas durante o transporte dos produtos e mais apoio a comunidades e negócios locais. Além disso, promove mais métodos sustentáveis.

 

2. Optar pela produção sazonal
É normalmente mais barato utilizar produtos sazonais no menu, além de todo o impacto ambiental positivo, quer pela redução dos meios de transporte utilizados, quer pela redução da necessidade de refrigeração. A comida da época é também mais fresca.

 

3. Ter ideia das quantidades necessárias
Ao confirmar o número de participantes, o departamento de catering tem uma ideia maios exacta da quantidade de comida necessária. Uma conta mais precisa vai reduzir a quantidade de comida desperdiçada no final.

 

4. Ser criativo com as sobras
A comida que sobra não precisa de ir directamente para o lixo. Pode sempre ser reaproveitada, em forma de canapés, por exemplo, ou doada para boas causas.

 

5. Monitorizar a comida utilizada e desperdiçada
É útil monitorizar a quantidade de comida que é colocada na mesa e quanta é consumida. Conhecer o consumo de comida e os desperdícios torna mais fácil fazer ajustes no futuro.

 

6. Escolher locais para eventos com a mesma linha de pensamento
Os locais dos eventos têm um papel muito importante nesta questão da comida usada e desperdiçada. Ao escolher locais que tenham políticas sustentáveis torna mais fácil pôr em prática medidas positivas.