Encontros EDP: partilha, união e energia ‘made of us’
03-12-2020
O Encontro Global dos Trabalhadores da EDP, que decorreu a 5 e 6 de fevereiro deste ano, na Altice Arena, em Lisboa, foi pensado para decorrer em torno do sentimento de pertença, das pessoas que são a energia da empresa, e contou com a presença de perto de seis mil trabalhadores. Com o conceito ‘Made of Us’, o evento corporativo desenvolvido pela Desafio Global está nomeado nos BEA World, na categoria Reunião, Convenção e Incentivo.
O encontro da EDP foi um evento de dois dias para a partilha dos resultados alcançados e da estratégia para o futuro da empresa. E um evento corporativo pode ser uma experiência única. O conceito ‘Made of Us’, desenvolvido em dois meses pela Desafio Global, centrou-se nas pessoas, criou um sentimento de união entre os participantes e foi uma experiência de partilha de informação e de entretenimento para os 5.816 trabalhadores que marcaram presença (2.928 por dia).
À entrada, os trabalhadores da EDP puderam experienciar várias ativações, como a Glam Cam, para tirar fotografias e partilhá-las internamente, ou a biblioteca solidária, que reuniu 400 livros para doar ao projeto social Na Rua Com Histórias. Depois a sala principal da Altice Arena foi transformada numa experiência imersiva de 180º graus. Dois palcos, vários ecrãs gigantes colocados em arco, telas com projeção mapeada, tornaram o evento numa jornada de sentidos.
Em dois dias, falou-se de economia, de negócios, de sustentabilidade e de estratégia, sempre de forma interativa, mas também houve lugar para a música com as atuações de Pedro Abrunhosa, Ana Moura e um tributo a António Variações. Mas não foi tudo e, como era um evento centrado nas pessoas, o espírito solidário não podia faltar. Não só foram doados os excedentes do catering para a Reefood (mais concretamente, 508 quilos de catering), como houve a doação de um ano de energia gratuita a duas instituições. Mas aqui com a participação ativa dos trabalhadores, já que os seus aplausos foram captados por um dispositivo e convertidos em energia. E foi essa energia (499.81 Kwh) que foi oferecida a duas instituições.
O feedback dos trabalhadores foi bastante positivo e, num inquérito de satisfação, 97% deu nota positiva ao evento. A estratégia passou por envolver os trabalhadores ainda antes do evento começar. O departamento de comunicação interna da empresa lançou conteúdos intranet, no local de trabalho e nas newsletters. Com esta ação, os trabalhadores tiveram a oportunidade de dar resposta, candidatando-se a participar no evento de forma ativa.
O evento foi preparado em dois meses. A Desafio Global, com o apoio de outros parceiros, pensou e desenvolveu o conceito e a execução envolveu 72 horas de preparação e construção ‘non-stop’, com 510 trabalhadores, divididos em 19 equipas. Para o toque de tecnologia que tornou o evento numa experiência imersiva, a produção contou com 32 projetores, nove servidores de vídeo, 3.360 metros quadrados de projeção, 800 mil lumens, 10 quilómetros de fibra ótica, 108 altifalantes, 400 luzes móveis, 90% de leds de baixo consumo, 200 pontos de suspensão, entre muitos outros materiais.
Ficha técnica
Evento: EDP’s Global Employee Meeting
Agência Organizadora: Desafio Global
Cliente: EDP – Energias de Portugal SA
Local: Altice Arena, em Lisboa, a 5 e 6 de fevereiro de 2020
Categoria a concurso nos BEA World: Meeting, Convention & Incentive