Fairway Santiago: uma feira que aborda o fenómeno do Caminho

05-11-2021

A feira realiza-se de 7 a 9 de novembro, no Palacio de Congresos y Exposiciones de Galicia.

“A Fairway é o ponto de encontro profissional sobre o Caminho de Santiago e um espaço onde se aborda o Caminho em toda a sua amplitude”, conta à Event Point Ana García Calvo, codiretora da Fairway Santiago. Expõem nesta feira as instituições que gerem os Caminhos e as empresas de serviços e produtos para os peregrinos, sejam hotéis, albergues, transportes, empresas de aluguer de bicicletas, guias, entre muitas outras.

A par da feira, decorre um congresso, que é um espaço de reflexão e de conhecimento onde se abordam temas sobre a gestão dos Caminhos, como a sinalização, a segurança, a sustentabilidade, a coordenação administrativa, etc.”, refere a responsável. Foi criada também a Fairway Academy, no sentido de dar formação às empresas do Caminho. “Entre os temas a abordar, destaque para, por exemplo, a gestão empresarial, o marketing digital, a dinamização ou a comunicação”. A vertente do networking é fundamental e, por isso, a feira organiza um workshop onde conecta a oferta e a procura em reuniões one‑to‑one”. Este ano, de Xacobeo, a feira conta com a participação de expositores nacionais, nomeadamente o Turismo do Porto e Norte, com os concelhos que estão no Caminho português. “Até agora, a experiência tem sido muito boa, com expositores portugueses, e estamos contentes de continuar a contar com eles. De facto, uma das novidades desta nova edição é que as nossas famtrips adquirem dimensão internacional, já que a apresentação do Caminho Português, que antes era iniciada em Tui, passa a ser no Porto”, explica Ana García Calvo.

Espanha estará, porventura, mais adiantada do que Portugal na promoção dos Caminhos junto da meetings industry. Há muito tempo que é feito um trabalho de “dar a conhecer e potenciar o Caminho como recurso do turismo de congressos e reuniões, mas ainda falta fazer muita coisa, mas já são muitas as empresas nacionais e internacionais que encontram no Caminho uma alternativa saudável, diferente e experiencial às suas atividades complementares”. Mas esta promoção não pode ser feita “a qualquer preço”, avisa a responsável. “O Caminho é o complemento perfeito de um evento como uma atividade social, desde que se respeite a tradição, a sustentabilidade e se o viva como algo íntimo”, refere.

Além de complemento a um evento, os incentivos são uma oportunidade, “por esse valor acrescentado de ser uma atividade especial”. “O perfil que temos é de um alto executivo que leva uma vida frenética, a quem custa desconectar, mas, quando faz o Caminho e se encontra no meio da natureza, pouco a pouco, começa a sentir a calma. Passa de falar de reuniões de trabalho a brincar com os colegas e a falar da família”, descreve Ana García Calvo, que diz que isto é uma prova do potencial da rota.