Feiras: relatório estima regresso à atividade pré-pandemia em 2024

05-08-2021

Os gastos com eventos MICE na Europa caíram 80% em 2020, diz a Global Industry Performance Review.

De acordo com a Global Industry Performance Review (GIPR) de 2021, relatório publicado pela consultora jwc, em parceria com a Exhibition World, revista oficial da UFI (Global Association of the Exhibition Industry), o regresso à atividade nos níveis pré-pandemia não é esperado antes de 2024.

A pandemia afetou severamente as atividades que requerem contacto, em setores como os que estão relacionados com viagens e hospitalidade. Dados reunidos na GIRP indicam que acapacidade das companhias aéreas caiu 39%, que o turismo internacional caiu 87% e que as reservas hoteleiras caíram 46%.

O relatório acrescenta que osgastos com eventos MICE na Europa caíram 80% no ano passado. No que se refere ao espaço alugado, o mercado mundial das feiras contraiu-se em 73%; as receitas também diminuíram 68% em 2020.

A velocidade da vacinação é um fator crítico na recuperação global da indústria e no regresso total das viagens de negócios e dos eventos internacionais. A retoma complica-se com as incertezas relacionadas com a pandemia ainda presentes. Por isso, os eventos que não contam tanto com visitantes internacionais, mais centrados numa audiência regional, deverão recuperar mais rapidamente. Refere a UFI, num breve sumário publicado no seu blogue, que, em termos gerais, a pandemia mudou a definição de ‘must-attend events’.