Festival Authentica adiado

18-11-2021

Parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS) está na origem desta decisão, dizem os organizadores.
O Festival Authentica, cuja primeira edição deveria realizar-se em Braga, a 10 e 11 de dezembro, foi adiado para o próximo ano.
 
Na origem desta decisão, pode ler-se em comunicado da Malpevent, organizadora do evento, está um parecer da DGS que refere a necessidade de testagem prévia de todos os participantes, nas 24 horas anteriores ao Festival, “mesmo aqueles que já se encontrem vacinados e estejam na posse do respetivo certificado”.
 
A Malpevent refere no mesmo comunicado que “esta medida não consta das Normas e Orientações da DGS atualmente em vigor para a realização de eventos, sendo bastante mais exigente do que, por exemplo, as regras aplicáveis a outras atividades como a restauração, bares ou discotecas”.
 
Baseando-se na experiência da empresa que elaborou o Plano de Contingência do Festival Authentica, que participou nos quatro eventos-piloto realizados entre abril e maio deste ano, os organizadores defendem que “a operacionalização desta medida é inviável de um ponto de vista logístico e financeiro, impedindo, infelizmente, a realização deste importante evento na cidade de Braga”.
 
O Festival diz que esteve sempre disponível para implementar outras medidas de mitigação do risco, mas que não houve, até à data, “qualquer resposta da DGS”, sendo por isso forçados a acionar “medidas urgentes, de forma a minimizar os (…) gastos ocorridos” com artistas, voos, hotéis, marketing, entre outros, e tentar assim “salvar a empresa e garantir os vários postos de trabalho”.
 
Garantida a devolução dos bilhetes
 
As novas datas para o Festival Authentica são 9 e 10 de dezembro de 2022, e os bilhetes já adquiridos continuarão a ser válidos para o próximo ano.
 
O compromisso com o selo “Compra Segura” garante aos festivaleiros que o dinheiro dos bilhetes é devolvido, num cenário de adiamento ou cancelamento. Desta forma, os interessados devem contactar o respetivo ponto de venda, físico ou online, a partir da próxima segunda-feira, 22 de novembro. O prazo de reembolso termina a 11 de janeiro de 2022.