Fim da lotação máxima nos eventos a partir de 1 de outubro

23-09-2021

A partir de 1 de outubro, Portugal entra na terceira fase de desconfinamento.

Com o país a alcançar os 85% de vacinação nos próximos dias, o Governo anunciou que existem condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento. Assim, a partir de 1 de outubro deixa de haver restrições em termos de limitação de lotação nos eventos familiares e nos espetáculos culturais e festas populares. Os restaurante também deixam de ter limitações em termos do número de pessoas por grupo. Cai igualmente a necessidade de mostrar o certificado digital, o que vai acontecer também nos estabelecimentos turísticos.

O aligeirar das medidas significa igualmente o fim das restrições em termos de horários. Os bares e discotecas vão poder abrir, mediante a apresentação de certificado digital. Também os grandes eventos culturais, desportivos e corporativos vão exigir a apresentação do certificado, cabendo à DGS (Direção Geral da Saúde) definir o que entende por grandes eventos. Será também obrigatório o uso de máscara nas salas de espetáculos e eventos se não for possível manter a distância de segurança.

O primeiro-ministro António Costa lembrou que esta segunda fase assenta na responsabilidade individual dos cidadãos, que devem manter medidas preventivas contra o vírus.