Fim dos limites de lotação nos espectáculos prevista para outubro
29-07-2021
A evolução da vacinação é agora o guia que vai ditar as próximas fases de desconfinamento, que têm agora regras iguais para todo o país. Além da vacinação, o certificado digital de vacinação ou o teste negativo vão continuar a ser instrumentos de gestão da pandemia. Vai manter-se a obrigatoriedade de apresentação de certificado ou teste negativo em eventos com mais de 1000 pessoas, ao ar livre, e mais de 500, no interior.
A 1 de agosto 57 % da população portuguesa estará totalmente vacinada e é nesse dia que começa a fase 1 do novo plano de desconfinamento. A partir dessa data, termina a limitação de circulação na via pública; os eventos desportivos passam a ter público (de acordo com as regras da DGS); os espectáculos culturais têm lotação de 66%; casamentos e outros eventos sociais com lotação de 50%.
A fase 2 começa em setembro, quando está previsto chegarmos aos 70% de vacinação completa. Esta fase implica: fim do uso obrigatório de máscara na via pública; casamentos e outros eventos particulares com 75% de lotação; espectáculos culturais com lotação de 75%. A fase 3 está prevista para outubro, quando se atingirá os 85% de vacinação, e vai marcar a abertura dos bares e discotecas, mediante apresentação de teste negativo ou certificado de vacinação; restaurantes sem limitação no interior; fins dos limites de lotação.
O primeiro-ministro António Costa apresentou este plano hoje, em conferência de imprensa, depois de mais um Conselho de Ministros.